quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Qual dimensão?

         O encontro de outubro, de pedagogos e professores da Educação Infantil das escolas,  propôs a continuidade do trabalho formativo com a reflexão sobre os ambientes de infância e as dimensões que o compõe:

FÍSICA  
           TEMPORAL
                              RELACIONAL
                                                     FUNCIONAL


        Nas palavras de Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, "esses ambientes devem apoiar as ricas experiências de aprendizagens das crianças e garantir continuidade àquilo que já sabem e apreciam, quanto a criação de novos conhecimentos e interesses". 
         Encantamento, dúvidas, inquietações e reconhecer-se na prática do outro foram alguns sentimentos que o grupo experimentou, fazem parte do percurso formativo e contribuem para os avanços, uma vez que levam à reflexão.

       
       A professora Maria Cecília das turmas de pré da E.M. Vila Zanon compartilhou sua prática de planejamento participativo, lanche com Cantos de Atividades Diversificadas e Integração com outras turmas do Ensino Fundamental. Mais do que compartilhar uma excelente prática, deu possibilidades de encantamento e inspiração com um trabalho de protagonismo compartilhado entre professora e crianças. 
         A prática da professora Magali da E.M. São Mateus trouxe mais inspirações ao ser tematizada no encontro. Ao propor pensar com as crianças uma forma de revitalizar o parque da escola, ela exercita a escuta ativa e as torna protagonistas. 




A equipe da Educação Infantil é só agradecimentos! É a rede colaborativa cumprindo seu papel. Até a próxima!











a criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário