terça-feira, 24 de março de 2015

Encontro de Formação CMEIs MARÇO/2015


                               


Reencontro sempre em busca do melhor...
                                                                    Vamos que vamos!!!!

         Continuando a caminhada que considera a Educação Infantil  digna de estar sempre em discussão, estudos e reflexões que favoreçam o avanço na qualidade da infância e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos, as equipes de pedagogos e gestores de CMEIs participaram na semana passada do
                                                      1o Encontro de Formação de 2015




               Pedagogos e diretores puderam conhecer os focos formativos que serão abordados durante o ano, discutir sobre a elaboração do Plano de Formação da unidade e usufruir da socialização do trabalho de Relações Naturais desenvolvido no CMEI referência do Avisa Lá em 2014/2015 - Jardim Paraná, com a colaboração da pedagoga Rubiane Fratti Machado.


              A participação da Katia e da Fátima da Rede de Proteção também trouxe importantes orientações e informações de encaminhamentos com o trabalho em 2015, sempre pensando no melhor para as crianças!


No segundo dia do encontro, agora com os pedagogos, 
                                                                   exercitamos ainda mais a prática 
                                                                                                      de uma rede colaborativa!

               Foi a vez da pedagoga Alessandra, do CMEI Santa Rita enriquecer e motivar experiências... ao trazer carinhosamente a Manu, sua porquinha da índia de estimação e desenvolver uma proposta que desencadeou valiosas reflexões sobre Relações Naturais e aspectos relevantes a serem considerados nos planejamentos como a curiosidade, a observação, a investigação, conhecimento prévio, a pesquisa, a seleção de recursos significativos que acrescentem aos saberes iniciais, a escuta, os questionamentos, o levantamento de hipóteses, a diversidade, interações e a continuidade.




 "Para a Educação Infantil, é
muito importante refletir
sobre o que significa
adquirir experiência, porque
é na experiência que as
crianças se diferenciam
umas das outras, mais do
que por sua idade ou classe
social". (Silvana Augusto)



              E, para além do que já temos, do que já alcançamos, seguimos em busca da ressignificação das práticas com o trabalho de Relações Naturais, avançando para a reflexão sobre os planejamentos, deixando fluir as ideias, muitas e muitas ideias...



Agradecemos e ficamos imensamente contentes em poder contar com o trabalho de tantos profissionais competentes e comprometidos! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário