segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

" Não quero faca nem queijo; quero é fome"

       

    Hummm!!! A organização do trabalho pedagógico de 2015 promete delícias... e como queremos fome, nada melhor do que pensar em como abrir o apetite, por isso queremos apresentar o cardápio!!!
    Como foco principal da Semana de Estudos está a reflexão sobre o tempo da experiência na Educação Infantil, com ênfase na experiência de alimentar-se.  Segundo Silvana Augusto, muitas vezes a ideia de experiência é confundida com vivência. Somos expostos diariamente à inúmeras vivências que pouco nos afetam...a experiência toca o sujeito de modo a promover mudanças importantes em seu comportamento, deixa marcas, produz sentidos....É dessa forma que queremos pensar alimentação em nossas unidades.


        Sabemos que muito se avançou na Educação Infantil, inclusive na organização do local onde se faz a alimentação (inserção do refeitório nas unidades) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade nos fizeram refletir sobre as interações que residem nesse momento, ou seja, a frase é hora de comer...não de conversar... hoje é muito questionável.


           Esse é o desafio....pensar na qualidade do tempo e das experiências das crianças em nossas unidades!!Vamos começar pela alimentação....hummm!

           Se na organização do trabalho pedagógico a ênfase é no tempo, a abordagem da SEP complementa, pois nos faz refletir também sobre novos tempos... onde não se tem espaço para o racismo, preconceito e discriminação. O convite é aprofundar nosso conhecimento sobre a cultura negra, promovendo um espaço educativo de igualdade, não atividades que acentuam ainda mais a diferença. Algumas dicas são encontradas no Caderno SEP, porém como afirma Tânia (diretora do Jardim Paraná) é a persistência e a continuidade do trabalho que possibilita a apropriação de conhecimento de outras culturas (vai além das ações pontuais em datas comemorativas).
        Nelson Mandela já dizia: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
         Reforçamos a importância da E.P.A, conhecendo seu grupo, distribuir as propostas de trabalho com ênfase nas questões mais necessárias de investimento e utilizar os materiais no decorrer de todo o ano. Os estudos não se encerram com a semana.
        Então façam seus pedidos e bom apetite!!!


        Equipes Pedagógicas, gostaríamos de comunicar que o material impresso e os DVDs para Semana de Estudos estão disponíveis no NRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário