segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PAPO DE FORMADOR

          
        A pedagoga  Rafaele Guarda do CMEI Olga B. Prestes, sugeriu e batizou nossas discussões do segundo dia de formação (só com os pedagogos) como "Papo de Formador". Um espaço para pensarmos em nossas ações formativas, socializar práticas e refletir sobre os desafios de nossa função.
        Apresentamos abaixo o registro da Rafaele sobre o que representou essa formação para ela:



O segundo dia da formação deste mês, teve um gostinho especial para os pedagogos formadores. Um espaço de trocas e de reflexões comuns sobre o papel deste profissional nas unidades e sua função permeou os estudos e a atenção dos pedagogos formadores naquela manhã. Comentar das angústias comuns,  das formas de abordagem e de estratégias adotadas  para a busca do crescimento do grupo em que atua foi o sabor do delicioso papo de formador deste mês.
Assim como o fermento nas receitas culinárias varia sua dosagem de acordo com a massa e a fôrma que se tem, o trabalho realizado com esta área humana também não possui uma receita única. No entanto, algumas dicas podem aprimorar nosso modo de fazê-lo. Encontrar a medida certa, adequar ao grupo e confiar no tempo, são condições elementares ao ofício a que nos propomos. Segundo Cristiane Pelissari, seis desafios permeiam a ação do formador.
A luz do texto “Os seis desafios do formador”, os pedagogos lançaram um olhar mais específico sobre seu campo de trabalho e sua ação.
      Froebel foi um dos primeiros educadores a se preocupar com a educação de crianças. Dewey, com a ação educativa como elemento fundamental para o aperfeiçoamento das relações sociais. No entanto, é recente a preocupação com a intencionalidade da Educação Infantil. Não muito diferente disto, a preocupação com a formação dos formadores também parece ser um campo novo para o qual muitos se sentem atraídos. Aliás quando mesmo teve seu início? Boa pergunta para ser abordada em nossos próximos momentos culturais e papo de formador...

Pessoal, apertem os cintos pois nossos próximos encontros vão decolar!

Ah! Propósito: Ainda estou com a sensação de que o segundo dia, ainda foi o melhor! Até o próximo papo de formador!

           Obrigada Rafa pelas reflexões ... esse é o primeiro de muitos relatos que queremos compartilhar com as experiências das nossas pedagogas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário