quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CONSTITUIR-SE FORMADOR

         Ninguém nasce formador, se constrói a partir das experiências, do tempo, da pesquisa, do conhecimento ... daquilo que aprende com o outro!!!
          Foi essa a discussão com nossos pedagogos de CMEIs no encontro de formação de hoje (06-08). Para auxiliar as reflexões utilizamos o texto: Os seis Desafios do Formador de Cristiane Pelissari. A organização dos grupos se deu a partir da dinâmica em que o critério para o agrupamento estava na cor de seu cartão. Fácil se não fosse o fato desse cartão estar colado em sua costa e não poder comunicar-se oralmente com os colegas enquanto tentava encontrar seu grupo. 

              Nessa dinâmica o que faz você identificar mais rápido o grupo do qual pertence é a ajuda aos outros, pois se aproxima as pessoas com critérios iguais, tem chance de ser convidado pelo grupo que compõe. A parte mais difícil dessa proposta é o fato de não poder falar...pense grande maioria mulheres! Foi um esforço...





            O objetivo era estudo do texto, com leitura e reflexão. Foi isso que aconteceu nos grupos que aproveitaram para apropriarem-se dos desafios e relacionar com sua prática cotidiana. 


         Após a discussão no grande grupo, lançamos uma proposta com caráter investigativo, pensando no protagonismo infantil das crianças na rotina das unidades. O pedagogo irá escolher uma turma para acompanhar a rotina (4h) e fazer o registro desse momento. Este será nosso objeto de estudo na próxima formação. Não esqueçam de reler novamente: Um dia de Bruno na creche...
          Agradecemos a presença da nossa gerente Vera Dal Molin nos dois dias de encontro de formação, seja sempre bem vinda ao grupo e a nossa supervisora Patricia Celli que nos acompanha sempre.
        E você nosso pedagogo de unidade, o que achou das discussões de hoje? Faça seu comentário, esse é nosso espaço de troca também!
Desde já obrigada...
 

2 comentários:

  1. Parabéns pedagogas pelo formato em que reproduziram o encontro de formação. Sem ter participado consegui dimensionar a riqueza em que se deu o processo. Constuir-se formadora de fato se da na pesquisa, na experiência, no outro. Principalmente, quando nos abrimos para novas aprendizagens. São prerrequisitos que tenho observado, nessa competente equipe de pedagogas formadoras do NRE/PN desse ano.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ivete por ser essa gestora atenta aos encaminhamentos pedagógicos, nós, sua equipe de unidade e as crianças só ganham com essa postura. Ficamos felizes em saber que a escrita do blog ajuda a dar continuidade ao nosso processo de formação. Bjos!

    ResponderExcluir