Para refletir sobre uma das metas do brincar que precisa de maior investimento em nossas unidades: Uso dos solários como
extensão das salas de atividades, com contextos planejados para as brincadeiras
infantis, utilizamos a estratégia da tematização de prática. No segundo dia de formação com os pedagogos (10/04) a ênfase foi no uso dessa estratégia formativa para atingir os objetivos na formação.
Segundo Regina Scarpa "Todos crescem juntos, construindo conhecimento: avançando nas conceitualizações e transformando prática".
A tematização foi feita com fotos do uso do solário nas unidades, tiradas pelas pedagogas de NRE em momentos de supervisão, principalmente nas turmas menores.
As pedagogas divididas em quatro grupos, receberam duas fotos com as consignas e os textos:
- Ambientes para Brincar, Interagir e Criar: a construção dos espaços para as crianças de 0 a 2 anos. Adriana Klisys
- Para além da sala do Berçário. Carolina Gobbato.
Refletir sobre a prática utilizando a pesquisa em referencial teórico, enriquece as discussões e permite avançar na prática.
Ao retomar as questões no grande grupo, os pedagogos puderam compartilhar seus saberes e socializarem a experimentação dessa estratégia formativa tão potente para a formação continuada.
Parabéns a equipe pelas ricas contribuições, mas um exercício de aprendizagem colaborativa. Até a próxima....
Nenhum comentário:
Postar um comentário