quinta-feira, 10 de abril de 2014

SENSIBILIZAR O OLHAR

           No primeiro dia de Encontro de Formação com gestores e pedagogos (09/04) no NRE, eles foram convidados em grupos a resolver um dos dois problemas abaixo:
         - Encher uma bexiga dentro de uma garrafa pet;  
         - Colocar uma bola de papel dentro de um recipiente com água e não molhar.
          Cada grupo elegeu um redator para anotar as hipóteses das pessoas para resolução do problema, bem como suas impressões do que aconteceria ou não.
             As imagens abaixo demonstram a riqueza desse momento...







          Os grupos levantaram várias hipóteses e após a experiência, compartilharam como conseguiram ou não realizar as consignas. Teve até copo colocado dentro da bacia com água de boca para cima, impedindo a entrada de água no papel. Segundo relato da pedagoga ela aprendeu com uma criança de MIII, que resolveu rapidamente o problema em sala...isso que é levantamento de hipóteses!!!


        Após as considerações passamos a avaliar quais aprendizagens essa experiência proporcionou e o  grupo apontou:

          
            Mas, para que tudo isso? Sensibilizar nosso olhar para as práticas que estão sendo oferecidas nas unidades em Relações Naturais, pois no segundo semestre será nosso foco de trabalho formativo:
“O desafio que se propõe é o de transformar as curiosidades infantis e os questionamentos que trazem em conhecimento a serem explorados e aprendidos”.

          

              Para finalizar o encontro os grupos se reuniram para compartilhar como estão planejando as ações de integração nas unidades, proporcionando assim a ampliação de possibilidades dessa prática.  







 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário