segunda-feira, 15 de abril de 2013

PAUTA DE SUPERVISÃO: ESCOLAS COM EI



ESCOLA _________________________                         DATA: __________________
                    
PAUTA ANTECIPADA DE SUPERVISÃO

Observação da organização dos espaços
  • Caracterização da unidade (números de turmas, números de crianças por turma, organização da permanência)
·   Salas de atividades (conhecer os espaços coletivos, organização dos materiais e práticas desenvolvidas nesse momento);
·   Espaços internos e externos ( Refeitório, parque e espaços alternativos);

  Diagnóstico do brincar – Foco Formativo
·        Orientação e discussão do instrumento para sensibilização do olhar dos profissionais para o Brincar das crianças na unidade (no intuito de esclarecer as dúvidas)
·        Observar imagens dos Cantos de atividades diversificadas da unidade (selecionar imagens das turmas)
·        Indicação de Leitura:  Faz de conta: A invenção do possível – Adriana Klisys

 Plano de Ação
  • A modalidade de atendimento: Educação Infantil consta no Plano de Ação da escola
( Quais ações estão previstas para o trabalho com EI? Os focos formativos estão citados?

 Pauta específica da unidade: referente à Arte
  • Caderno de desenho; (Selecionar produções das crianças para possibilitar a análise)
 - Análise do percurso gráfico das crianças, através do desenho;

 Pauta específica da unidade: referente à Oralidade, Leitura e Escrita
  • Análise do percurso gráfico da escrita do nome; (propostas de escrita com referência e sem referência)
Pauta específica da unidade: referente ao Conhecimento Matemático
  • Encaminhamento de trabalho com: quadro numérico, calendário e rotina. Elementos que desenvolvem objetivos do Conhecimento matemático. (selecionar material que contribua para visualização do encaminhamento desses elementos de sala).
OBS: Lembramos que cada unidade deverá selecionar apenas pauta específica da área priorizada no diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário