Como nosso foco formativo desse ano é a principal atividade das crianças: o Brincar, sugerimos para auxiliar na elaboração do diagnóstico da sua unidade as questões abaixo. O diagnóstico dará condições de perceber as propostas já realizadas pelas profissionais, as práticas que precisamos inserir na rotina e reflexões sobre metas que queremos atingir com o BRINCAR.
Contudo ao observar a unidade, não esqueçam de se envolver e aproveitar bons momentos de brincadeiras com as crianças. Divirtam-se!!!
Diagnóstico: Brincar
Brincar para a criança é uma das principais
formas de aprender sobre os objetos que estão à sua volta, sobre as
pessoas e sobre si próprias. Ao brincar,ela aprende regras que regulam as
relações entre as pessoas de seu grupo social e o papel que desempenham. Para
entender essas regras e perceber o que compete a cada membro de seu grupo
social, como se comportar em cada situação, como expressar os sentimentos e
emoções, a criança brinca, imagina, cria e inventa, assimilando e recriando
fatos vividos. Quando brinca de faz de conta, a criança subordina os objetos e
sua própria ação ao campo do significado, e essa possibilidade caracteriza um
avanço no desenvolvimento do pensamento simbólico infantil.
Nas unidades, é importante propor jogos e brincadeiras,
considerando os diferentes interesses e necessidades das crianças, para
possibilitar que ampliem suas vivências, sua compreensão e elaboração das
regras de convivência e autonomia, assim como sua leitura e conhecimento de
mundo.
- Crianças construindo sua autonomia
- Para os profissionais como se define o brincar na Educação Infantil? Qual o lugar da brincadeira na nossa proposta curricular?
- Quais as brincadeiras das crianças hoje? Quais são novas? E quais permanecem do patrimônio cultural das famílias?
- Os profissionais incentivam as crianças a escolher brincadeiras, brinquedos e materiais? Estão sempre atentos às brincadeiras das crianças, para sua proteção e cuidado?
- As crianças têm diariamente diferentes propostas de brinquedos, jogos e brincadeiras, livres e orientadas, nos espaços internos e externos, que atendem suas necessidades e interesses? Exemplifique com algumas propostas.
- Qual a importância do faz de conta para a criança? Como os profissionais organizam espaços, materiais e atividades para as brincadeiras de faz de conta?
- As crianças participam diariamente na organização de espaços, materiais e nas escolhas dos temas considerando seu contexto cultural?
- As crianças têm à sua disposição, diariamente, os cantos de atividades diversificadas para brincar, cujos brinquedos variam conforme o seu interesse e os objetivos de aprendizagem planejados pelo educador/professor? Quantos cantos são ofertados nas turmas de MIII e Pré?
- As crianças têm semanalmente à sua disposição fantasias, roupas e acessórios para realizar jogos simbólicos?
- Como é realizada a avaliação em face aos cantos de atividades diversificadas propostas? Utiliza quais instrumentos?
- Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social
- Os profissionais possibilitam contato e brincadeiras das crianças com animais e com elementos da natureza como água, areia, terra, pedras, argila, plantas, folhas e sementes? Em que momentos?
- Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas,
simbólicas, musicais e corporais
- Os profissionais propõem às crianças brincadeiras com sons, ritmos e melodias com a voz e oferecem instrumentos musicais e outros objetos sonoros? Exemplifique
- Os profissionais realizam com as crianças brincadeiras que exploram gestos, canções, recitações de poemas, parlendas?
- Interação entre crianças e crianças
- As professoras organizam diariamente espaços, brincadeiras e materiais que promovem oportunidades de interação entre as crianças da mesma faixa etária? Periodicamente promovem oportunidades de interação entre crianças de faixas etárias diferentes? Quais
- É possível ensinar jogos e brincadeiras? Quando se ensina? Como se ensina? Quais as formas de ensinar?
- Os profissionais conhecem as temáticas presentes nas brincadeiras das crianças? Quais as relações entre brincadeira e cultura?
- Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das Crianças
- A instituição disponibiliza nas salas espelhos seguros e na altura das crianças para que possam brincar e observar a própria imagem diariamente? Justifique se a resposta for negativa.
- Os brinquedos do espaço externo oferecem condições seguras de uso pelas crianças?
- A casa de boneca, se existe, é sempre disponibilizada para as crianças brincarem? Em quais momentos da rotina?
- Materiais variados e acessíveis às crianças
- Há brinquedos que respondam aos interesses das crianças em quantidade suficiente e para diversos usos (de faz de conta, para o espaço externo, materiais não estruturados, de encaixe, de abrir/fechar, de andar, de empurrar, etc.) Materiais pedagógicos e audiovisuais que incentivam o conhecimento e o respeito às diferenças entre brancos, negros, indígenas e pessoas com deficiência? Qual a frequência do uso?
- Há objetos e brinquedos de diferentes materiais em quantidade suficiente e adequados às necessidades dos bebês (explorar texturas, sons, formas e pesos, morder, puxar, por e retirar, empilhar, abrir e fechar, ligar e desligar, encaixar, empurrar, etc.)? Os brinquedos e as caixas organizadoras são substituídos quando danificados?
- Os brinquedos comprados são de acordo com as especificações do órgão competente (INMETRO) e apresentam segurança para uso das crianças, livres dos riscos de acidentes, intoxicação, sufocação, entre outros.
- Os brinquedos feitos de sucata são bem vedados, resistentes e não oferecem riscos de acidente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário