Para melhor aprofundamento de conhecimento e aproveitamento do momento de supervisão, encaminhamos as unidades a pauta antecipada. Assim o pedagogo tem a condição de organizar o material previamente e levantar questionamentos sobre os ítens de pauta, que reserva espaço para as especificidades de cada unidade.
Como nesse ano estamos vivenciando uma dinâmica diferenciada de formação, temos a pauta para o foco geral: O BRINCAR e pauta específica: outra área de formação a ser realimentada ( Arte: Percurso Gráfico, Oralidade, Leitura, Esccrita ou Conhecimento Matemático).
Socializamos abaixo a pauta de supervisão de Abril para os CMEIs.
PAUTA ANTECIPADA DE SUPERVISÃO
Observação da organização dos espaços
- Salas de atividades
- Espaços internos e externos
Diagnóstico do brincar – Foco
Formativo (Plano de Formação)
·
Orientação
e discussão do instrumento para
auxiliar na elaboração do Plano de Formação, sensibilizando o olhar para o Brincar
das crianças na unidade
·
Observar
imagens dos Cantos de atividades diversificadas da unidade
·
Indicação de
Leitura: Faz de conta: A invenção do
possível – Adriana Klisys
Pauta específica da unidade: referente
à Arte
- Portfólio do ano de 2012 e caderno de desenho do ano de 2013;
-
Análise do percurso gráfico das crianças, através do desenho;
Pauta específica da unidade: referente
à Oralidade, Leitura e Escrita
- Portfólio do ano de 2012;
Pauta específica da unidade: referente
ao Conhecimento Matemático
- Encaminhamento de trabalho com: quadro numérico, calendário e rotina. Elementos que desenvolvem objetivos do Conhecimento matemático.
Lembramos que a pauta específica da unidade refere-se a área de formação escolhida pela equipe do CMEI, após diagnóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário