segunda-feira, 15 de abril de 2013

PAUTA ANTECIPADA DE SUPERVISÃO CMEIs

        Para melhor aprofundamento de conhecimento e aproveitamento do momento de supervisão, encaminhamos as unidades a pauta antecipada. Assim o pedagogo tem a condição de organizar o material previamente e levantar questionamentos sobre os ítens de pauta, que reserva espaço para as especificidades de cada unidade.
              Como nesse ano estamos vivenciando uma dinâmica diferenciada de formação, temos a pauta para o foco geral: O BRINCAR e pauta específica: outra área de formação a ser realimentada ( Arte: Percurso Gráfico, Oralidade, Leitura, Esccrita ou Conhecimento Matemático).
               Socializamos abaixo a pauta de supervisão de Abril para os CMEIs.


 PAUTA ANTECIPADA DE SUPERVISÃO

  Observação da organização dos espaços
  • Salas de atividades
  • Espaços internos e externos 
  Diagnóstico do brincar – Foco Formativo (Plano de Formação)
·        Orientação e discussão do instrumento para auxiliar na elaboração do Plano de Formação, sensibilizando o olhar para o Brincar das crianças na unidade
·        Observar imagens dos Cantos de atividades diversificadas da unidade
·         Indicação de Leitura:  Faz de conta: A invenção do possível – Adriana Klisys

      Devolutiva do Plano de Ação 
 
Pauta específica da unidade: referente à Arte
  • Portfólio do ano de 2012 e caderno de desenho do ano de 2013;
- Análise do percurso gráfico das crianças, através do desenho;

 Pauta específica da unidade: referente à Oralidade, Leitura e Escrita
  • Portfólio do ano de 2012;
      - Análise do percurso gráfico da escrita do nome;

Pauta específica da unidade: referente ao Conhecimento Matemático
  • Encaminhamento de trabalho com: quadro numérico, calendário e rotina. Elementos que desenvolvem objetivos do Conhecimento matemático. 
 
   Lembramos que a pauta específica da unidade refere-se a área de formação escolhida pela equipe do CMEI, após diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário