sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sensibilidade e Aprendizagem

          No encontro de formação com as escolas, dia 27/09, nos períodos da manhã e tarde pudemos refletir sobre o eixo do Conhecimento matemático: Espaço e Forma. Além do conceito, discutimos como nós profissionais aprendemos. Na maioria das vezes de forma mecânica, sem estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano.

         Concluímos que para garantir o planejamento de propostas significativas para as crianças, nós profissionais precisamos revisitar nossos saberes e ampliar nossas aprendizagens sobre essa área de formação e as demais. A pesquisa deve estar presente na prática pedagógica dos profissionais, se estendendo as crianças.
         Exemplos de práticas das unidades envolvendo essa temática foram socializados com imagens e breves relatos.
          Permeando as aprendizagens, o espaço para ampliação cultural foi mantido e no período da tarde a pedagoga Jane da Escola Erica Plewka, compartilhou a visita que fez ao Museu de São Paulo. Na Pinacoteca, ao ter contato com tantas escritas se sentiu convidada a escrever também e assim o fez, redigindo a paródia da Canção do exílio de Gonçalves Dias. Aprecie...


CANÇÃO DA MINHA TERRA
MINHA TERRA NÃO TEM PALMEIRAS,
MAS O SABIÁ CANTA LÁ,
AS AVES CANTAM E
ENCANTAM POR LÁ.

MEU CÉU AINDA TEM ESTRELAS,
E NO JARDIM SE ABREM AS FLORES,
PARA MAIS UM DIA
DE MUITOS AMORES.

MINHA TERRA TEM BELEZAS,
QUE PROCURANDO ENCONTRO LÁ,
AO PENSAR SOZINHA À NOITE,
ALEGRIAS ENCONTRO EU LÁ,
MINHA TERRA NÃO TEM PALMEIRAS
MAS O SABIÁ CANTA LÁ.

PERMITA DEUS QUE EU SEMPRE OUÇA
O CANTAR DAS  AVES DE LÁ,
QUE EU RECONHEÇA AS BELEZAS,
E QUE O SABIÁ CONTINUE A CANTAR POR LÁ.

NA MINHA TERRA PALMEIRAS NÃO HÁ,
MAS O SABIÁ CANTA LÁ.
                                              JANE MELO

          Parabéns Jane e obrigada por compartilhar conosco sua obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário