No segundo dia de formação com os CMEIs que ocorre com a participação dos pedagogos, fomos contemplados com a socialização de práticas com coleções iniciadas nas unidades.
A pedagoga Isabele, do CMEI Vó Anna apresentou a proposta de trabalho que realizou com seu grupo de profissionais, sensibilizando-os e seduzindo-os a prática de coleções. Ela levou sua própria coleção de cartas para iniciar a conversa com os profissionais e discutir o que é uma coleção, o que e como colecionar. Precisamos repertoriar os profissionais para que o trabalho de coleções tenha intencionalidade com as crianças.
Francielle, pedagoga iniciante do CMEI Xapinhal, também apresentou o belíssimo trabalho que os profissionais estão realizando com a turma do maternal III. A escuta atenta as crianças é o que está direcionando a continuidade dessa proposta que está em percurso de planejamento.
A pedagoga Márcia do CMEI Independência, trouxe a proposta de coleções com a turma do maternal III e pode compartilhar todo o investimento no planejamento das etapas da sequência didática para atingir os objetivos de conhecimento matemático. A sensibilidade de todos os profissionais e a delicadeza que todos demonstraram durante as apresentações retratam um trabalho intencional sem perder a ludicidade, fio condutor da aprendizagem das nossas crianças.
Um agradecimento especial a cada profissional que socializou o trabalho da unidade e parabéns! Para a formação do próximo mês já temos mais incrições para apresentação do trabalho. Ailema, pedagoga do CMEI Fani Lerner e Tsherli do Santa Rita serão as próximas e se alguém quiser juntar-se a elas é só nos comunicar!
Para finalizar o encontro, lançamos o estudo do terceiro eixo de trabalho com Conhecimento matemático: Grandezas e Medidas, conceitualizando e apresentando algumas possibilidades de trabalho com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário