domingo, 28 de agosto de 2016

Criança e Natureza uma relação de vinculo e criação






Pensar o encontro da criança, a natureza e a  imaginação nos ambientes da instituição. Esse foi um dos objetivos do encontro de formação deste mês,  as reflexões foram  instigadas pelo vídeo Diálogos do Brincar- 'Criança e Natureza', com Gandhy Piorski.



 A natureza é muito mais  do que elementos físicos  como que mar, céu, pedra, água, árvore, ela está também relacionada à força criadora do ser humano e sua interioridade.

Segundo, Gandhy  “Quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem a força necessária para despertar um campo simbólico criador na criança”,  ou seja esta relacionado ao vinculo que a criança estabelece com a natureza  e as manifestações criativas do brincar.

O desejo imaginário quer ser expresso e é profundamente criativo e  para Gandhy cada elemento sugere um brinquedo. E, para cada brinquedo, há um olhar, um movimento. A água é o estudo da simetria e o olhar para a natureza. A terra, o contato com a matéria, os pés no chão. O fogo sugere a explosão corporal, a adrenalina. E o ar traz a contemplação.

Para que possamos apoiar a relação criança – natureza é preciso olhar com olhos de ver através de uma  observação critica e criativa, que retrate o olhar da criança, buscando um  processo de registro  que apoie  ação reflexão e ação e este foi nosso segundo objetivo .
Quando se fala em olhar, observar, escutar crianças, adentramos um universo muito delicado, muito íntimo, pelo qual, antes de mais nada, precisamos ter grande respeito e reverência.
Para sensibilizar o olhar para o registro, as pedagogas foram convidadas ao olhar o entorno e registrarem o que seus olhares lhe convidaram... em seguida, compartilharam as imagens e as observações realizadas e com o intuito de ampliar os estudos que embasam o registro, assistimos ao vídeo "Fotografando as poéticas da infância"... .









A prática da documentação pedagógica exige uma descentralização do olhar do adulto para o olhar da criança, revelando a riqueza dos pensamentos, ações, hipóteses das crianças.




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