Nosso encontro de formação foi
recheado por reflexões importantíssimas, retomando o eixo norteador de trabalho
da Educação Infantil: Interações e Brincadeiras
e o quanto a formação em
Ambientes de Aprendizagens vem enfatizando
o direito a uma infância feliz no cotidiano
das nossas unidades, assegurando as manifestações infantis nas diversas
linguagens, curiosidades, desejos
processos criadores e a participação em
diversas experiências.
Com os objetivos de refletir a importância dos contextos que apoiam os enredos do brincar e repertoriar possibilidades do brincar no viés do jogo simbólico, assistimos trechos da videoconferência - Diálogos com escolas do instituto Alana http://territoriodobrincar.com.br, juntamente com o texto: Para planejar bem o brincar – Avisa Lá , refletindo as condições para experiência e para o planejamento, tendo a observação como “participação infantil” e as crianças entendidas como atores sociais e protagonistas de seu cotidiano.
Em um segundo momento, as
profissionais foram convidadas a relatarem
como era a brincadeira de casinha da sua infância, realizando um comparativo com os registros do
momentos de canto da casinha que acontecem nas unidades. Desta forma, foi possível perceber o quanto podemos proporcionar
elementos, tempos e espaços para enriquecer os contextos e os enredos garantindo maior
liberdade para as interações com o ambiente .
.
Com analise de bom modelo com os Vídeos CMEI Vila Ipiranga –Café com Cantos e E.M São Mateus CADs externos junto com outras imagens de unidades da Rede, a equipe de profissionais foi desafiada a pontecializar estes momentos a partir da escuta das crianças, pois... “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”
(WINNICOTT, 1975,p.80)
Nenhum comentário:
Postar um comentário