terça-feira, 28 de junho de 2016

Na Observação se encontra um mundo de possibilidades.


         Foi nesta reflexão que iniciamos nosso encontro  este mês, com uma bate papo formativo. Retomamos o depoimento da Pedagoga Adriana do CEI Cantinho Feliz que retrata a importância do registro em seu processo formativo, fortalecendo o papel do Pedagogo Formador, sensibilizando-o da importância do registro como observação da nossa prática, efeito e reavaliação  a partir do olhar para criança.


        As pedagogas foram convidadas a olhar imagens do momento de CADs - canto de atividades diversificadas - do CMEI Pinheirinho, buscando os saberes presentes. Não foi uma tarefa fácil, sendo que com as imagens estáticas não favoreciam revelar toda a riqueza da prática analisada.




          Em um segundo momento  o exercício foi aguçar o olhar através do vídeo, mas os saberes só ficaram explícitos quando apoiado ao texto da Daniela Guimarães - Educação Infantil: Espaços e experiências, trazendo a tona a importância de buscar a melhor forma de registrar e encaminhar uma estratégia, considerando o objetivo proposto.  




        Observação não é apenas um instrumento descritivo, mas um recurso de investigação e planejamento através do qual podemos analisar, interpretar, reinventar os procedimentos...uma pedagogia em construção

        Quando  ouvimos e  olhamos  realmente  para os saberes, desejos e intenções das crianças sobre si mesmas e sobre o mundo valorizando os momentos de interação,  com certeza teremos  um rico material para planejar e replanejar, levando em consideração o que elas já sabem, respeitando o seu tempo e as infâncias.

       É um redimensionar do olhar do observador... o que remete a considerar um registro  que seja abrangente e ao mesmo tempo particular, que respeite a criança enquanto sujeito, com suas potencialidades cognitivas, sociais, artísticas e afetivas, bem como, um ser que se relaciona com os objetos e com o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário