terça-feira, 31 de maio de 2016

Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas! (Albert Einsten )

Fonte: http://bibliotecactca.blogspot.com.br/2013/01/
Por que não podemos ir lá fora quando a grama está molhada?
E quando chove?
Está molhado, mas não choveu?

Estes, dentre outros questionamentos feitos pelas crianças, na busca para entender melhor o mundo ao qual pertencem e as relações que nele ocorrem, foram o disparador para o valioso trabalho desenvolvido no CEI Cantinho Feliz (BV) pela pedagoga formadora Adriana e equipe.

À luz deste percurso desenvolvido por ela desde 2013, promovemos os encontros de Gestores e Pedagogos no dia 23 e 24/05 com Pedagogos, propondo essencialmente trocar, abrir as malas e revirar a nossa bagagem...

Desta forma a equipe ouviu, refletiu, questionou, olhou para seu próprio percurso formativo na unidade e mobilizou reflexões importantes entre pares para sobre as práticas vinculadas ao papel do formador repensando e planejando os investimentos que já realizam na educação infantil na Rede Municipal de Curitiba.
                                 
E diante da riqueza formativa evidenciada na fala da Adriana, que gentilmente colaborou para a realização deste encontro, as perguntas e pensares dos gestores e pedagogos ganhavam espaço. A oportunidade de conversar diretamente com ela a respeito de como foi todo esse caminho, pensando sobre a natureza dos encaminhamentos, o porquê das escolhas, as dificuldades e as conquistas, a continuidade, foi marcante para o grupo.    

      As reflexões fortaleceram-se no diálogo entre as pedagogas, que no 2o dia levantaram
      destaques como:  
  •    Valorização da escuta infantil e dos professores;
  •    Encantamento paixão e parceria fazem a diferença; 
  •    O desafio é grande mas os investimentos valem à pena e fazem acontecer;
  •    Pedagoga e professores não se preocupam com a escolarização da prática e sim com   a experiência  da criança para construir aprendizagens.
  •     Escuta atenta para os saberes e aprendizagens das crianças antes e durante as propostas.
  • Importância do perfil do professor pesquisador que acolhe e é disponível para replanejar a partir da criança;
  • Trabalho em equipe com apoio da gestão e de todos envolvidos no desenvolvimento da criança.
                                     
O bate-papo formativo foi promovido no coletivo e em pequenos grupos a partir de trechos filmados da fala da Adriana no dia anterior, aprofundando questões a partir das consignas e da referência de texto "Os seis desafios do Formador" - Cristiane Pelissari.

                                

As perguntas e as reflexões movimentaram as ideias sobre o papel do pedagogo formador relacionando à caminhada de cada um e de cada unidade ampliando a bagagem, no intuito de que continuemos pensando que a chegada não é mais valiosa do que a andança. E que, a parceria e o princípio da alteridade devem fazer parte e ser exercitados constantemente neste percurso, perseguindo caminhos únicos para cada formador em cada CMEI.
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo...
                                      Todos nós sabemos alguma coisa...
                                                  Todos nós ignoramos alguma coisa...
Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire)







          






























































Um comentário:

  1. Muito orgulhosa por já ter feito parte deste grupo que preocupa-se tanto com a qualidade do tempo de nossas crianças em nossas unidades.

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