terça-feira, 16 de setembro de 2014

PAUSA PARA O RISO

     


       Foi com essa dica do CMEI Palmeiras que iniciamos nosso encontro de formação com gestores e pedagogos de CMEIs em 12-09. 





        Os palhaços Linguiça, Torresmo e a amiga Sambiquira alegraram nossa manhã e demonstraram como acontece a pausa para o riso na unidade. Eliane, diretora do CMEI, disse que a ideia surgiu no intuito de promover um momento descontraído aos profissionais, dando uma pausa na rotina e fortalecendo um ambiente saudável e divertido, o que se estende as crianças. Obrigada a equipe que nos trouxe esse momento e a Eliane por compartilhar sua estratégia também formativa.



      Prosseguindo com nosso foco de trabalho: Brincar, aprofundamos as reflexões sobre a meta 9, a partir dos vídeos enviados pelas unidades. Selecionamos trechos dos vídeos dos CMEIs Hermes Macedo, Vila Ipiranga e São Carlos (aos quais aproveitamos para agradecer a possibilidade de utilizá-los no processo de formação) e com algumas consignas pensamos no protagonismo infantil, na importância da escuta para o planejamento dos profissionais, seja no momento das brincadeiras, ou em qualquer outro espaço da rotina.










      As discussões foram ricas e a proposta agora é cada E.P.A realizar o mesmo olhar ao seu próprio vídeo e avançar na prática cotidiana através da valorização e efetivação da escuta as nossas crianças para o replanejamento das ações educativas!!!  Muito já se tem feito, contudo podemos avançar, tornar o protagonismo infantil real e visível... acreditamos no trabalho de vocês e contem conosco. 
  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário