terça-feira, 16 de setembro de 2014

A VIDA COMO ELA É...

          No último encontro de formação com os pedagogos de CMEIs 10/09, conhecemos algumas brincadeiras tradicionais da cultura japonesa, apresentada pela pedagoga Nelly do CMEI José Carlos Pisani. Entre as brincadeiras, aprendemos o "Janken-pon", para nós "pedra, papel, tesoura".

         Demos continuidade a proposta de analisar um registro da rotina de uma criança no CMEI "A vida como ela é" para pensar na qualificação de nossas propostas para as crianças e avançar na constituição de um pedagogo formador com autonomia para encaminhar as discussões com os profissionais nas unidades. 



A partir da reflexão individual sobre os pontos positivos e fragilidades de cada relato, o pedagogo precisou eleger um foco de investimento a ser trabalhado na permanência e pensar em estratégias formativas que o auxilie na abordagem com os profissionais. Nesse momento a troca entre os pares favoreceu uma ampliação no repertório de ideias. 
        
           No grande grupo pudemos ouvir as considerações gerais dos pedagogos e expor qual seria a continuidade da proposta. Cada supervisora do CMEI, na data enviada por cronograma, estará acompanhando esse momento de retomada do foco de investimento pelo pedagogo da unidade junto aos profissionais. Sabemos que essa não será a única abordagem feita, mas dessa forma podemos estar contribuindo nas reflexões e demonstrando na prática a parceria do NRE  no trabalho formativo, bem como fortalecer a função do pedagogo dentro da unidade.


       Com certeza aprenderemos muito com nossos pedagogos e profissionais de sala e teremos várias experiências a compartilhar.... em breve mais notícias!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário