segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ADOLETA...QUE SABERES CONSIGO VISUALIZAR...PUXA O RABO DO TATU....QUEM APRENDEU FOI TU!

           O maior objetivo do encontro de formação com as pedagogas e professoras dos prés das Escolas, foi visualizar nas brincadeiras tradicionais quais saberes nossas crianças demonstram e o que aprendemos com elas para replanejar nossa ação educativa e torna-la mais significativa. 
        
       A partir do material enviado pelas escolas (filmagens de brincadeiras com as crianças e a reflexão das aprendizagens que proporcionavam), selecionamos dois vídeos para nos ajudar a refletir nesse processo. Acentuamos também a importância do registro que nos permite rever a prática.



         O primeiro vídeo da E.M Piratini, mostrava as crianças em um momento livre, onde começaram a se organizar para a brincadeira do Adoleta, que vivenciaram anteriormente, pois as crianças pesquisaram com as famílias as brincadeiras preferidas dos pais, o que valorizou ainda mais a aprendizagem destas brincadeiras. Ao refletir sobre o vídeo ressaltamos a autonomia das crianças, a resolução dos problemas e como se organizaram sem a necessidade da intervenção direta da professora. Isso demonstra o quanto aprendemos ao observar o que nossas crianças já sabem, acreditando no protagonismo infantil e percebendo suas necessidades. 
 

     O vídeo da E.M João Amazonas mostrava como repertoriar nossas crianças para que possam utilizar seus saberes em outros momentos. A professora estava numa proposta dirigida brincado com a música...da abóbora faz melão com as crianças!
          Para discutir sobre os materiais fizemos a homologia dos processos, pois enquanto adultos pensamos em como a prática com a brincadeira (filmada no encontro anterior) ampliou nossos saberes. Esse exercício fez com que percebêssemos que as aprendizagens vão desde aumento de repertório até lidar com frustrações. Se isso acontece conosco,  imagine com as crianças.


        








 
         
        












 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
           
          O encontro foi recheado de discussões e opiniões que mobilizam nossa prática, então até a próxima brincadeira... pois para nós brincar é coisa séria! 
          Não podemos deixar de mencionar a sensibilidade dos dois momentos culturais, pela manhã com Ana Maria vencendo monstros... e Almerinda com sua contação de história a tarde. Obrigada meninas!!!
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário