Nas formações deste mês, pudemos discutir com o grupo de pedagogos, as possibilidades de mediação através da análise de três vídeos das unidades Maria Gracita e Vila Ipiranga que nos ajudaram a luz do texto: Para planejar bem o Brincar (o adulto na brincadeira) refletir sobre os saberes e não saberes dos profissionais que temos na realidade de cada unidade. Mediação não tem receita, contudo, exercitá-la nos dá a condição de refletir sobre a ação, avançando nas aprendizagens.
Para finalizar o encontro, não poderia faltar o Brincar, então fomos convidados a fazer uma viagem a Brinquedolândia. Cada um teria que escolher uma bagagem para levar, mas alguns produtos não eram aceitos! Por que será? Quem não conseguia embarcar tirava da caixa uma meta do Brincar e convidava um amigo para falar sobre essa meta em sua unidade. Uma forma divertida de falar sobre a realização do trabalho com as metas.
Na formação com os diretores e pedagogos tivemos uma pauta inicial administrativa com a presença da Michele e depois do delicioso lanchinho junino (obrigada meninas), pudemos visualizar um vídeo recheado de imagens do trabalho das unidades com as metas investidas nesse 1º semestre, desencadeados pelos momentos formativos no NRE e nas unidades com nossos pedagogos, os quais gostaríamos de destacar: Parabéns pelo efetivo trabalho, vocês são o diferencial na educação infantil do Pinheirinho. Mas claro, contando com a parceria dos nossos gestores, aos quais queríamos novamente agradecer por todo empenho (apesar das adversidades) na priorização do pedagógico, oferecendo o suporte devido.
Se conseguimos avançar na qualificação das práticas do Brincar neste semestre foi graças a vocês gestores e ao trabalho formativo dos nossos pedagogos, por isso, BRINCADEIRA...essa equipe, é para lá de boa...é tudo de bom!
Obrigada pelas conquistas deste semestre...agora rumo ao HEXA e depois a um segundo semestre produtivo e se Deus quiser com melhores condições de trabalho!!!
Não podemos deixar de mencionar a riqueza de poder desfrutar de dois momentos culturais: o primeiro com a Ivete falando sobre a peça teatral que assistiu na Semana Literária e o segundo (ao término do encontro) trazido pela Michele com a participação de alguns gestores, sobre a "cultura do tranco", que nos rendeu muitas risadas!
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário