segunda-feira, 6 de maio de 2013

1º Integração Educação Infantil e Ensino Fundamental Conhecer para Integrar

 
       
 Iniciamos agradecendo as escolas que se esforçaram para organizar a presença dos profissionais do 1º ano e dos prés (lembrando que a permanência da Educação Infantil é na quinta) no encontro, valorizando esse momento de reflexão e discussão. Como o próprio título do curso nos convida: Conhecer para Integrar.
           Os grupos da manhã e tarde, puderam falar sobre as expectativas para esse momento e uma questão foi unânime: Que a transição da criança da EI para EF, ocorra sem rupturas, respeitando-a. Com certeza é esse nosso maior objetivo enquanto RME.
           A reflexão sobre por que integrar, também trouxe discussões em pequenos grupos que foi socializado ao grande grupo posteriormente. 
          A maior razão da integração é o desenvolvimento integral dessa criança, compreendendo o processo educativo de forma orgânica e sequencial, como nos apresenta o objetivo geral da Educação Básica, citada na Resolução 04/2010.
          O encontro foi permeado por questionamentos pertinentes e reflexões que precisamos aprofundar no decorrer dos encontros. Saímos com o desafio da primeira meta de integração: pensar em momentos de integração entre as profissionais na unidade, ampliando o conhecimento das especifidades da EI e EF. Sugestões foram levantadas pelos participantes como supervisão concentrada, supervisão das turmas de 1º ano e pré no mesmo dia. Claro que cada escola tem sua organização, porém precisamos pensar na integração em loco.
           Agradecemos a participação e envolvimento dos profissionais durante o encontro e os aguardamos no próximo.  Até lá!
           Algumas imagens que ilustram as vivências dos grupos durante o curso. Na última proposta de trabalho, os grupos escolheram uma linguagem para expressar o conceito de criança para a equipe. Dentre as apresentações tivemos cantigas de roda, dramatização e até uma paródia da música criança feliz, cantada ao vivo, com uma letra simples que revela a concepção de criança:

Criança feliz, feliz a estudar,
alegre a escrever seu sonho infantil,
Família e escola,
Caminhando bem juntas,
Olhando as crianças do nosso Brasil. 
(Compositoras: Anaí, Ana Cláudia, Juliana e Márcia)

Cantiga de Roda
Dramatização



Proposta em grupo

Discussão entre os profissionais



 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário