sexta-feira, 3 de maio de 2013

OBSERVÁVEIS PARA ANÁLISE DO VÍDEO - CADs

                 

E.M Vila Zanon


        No encontro de Formação do mês de Abril, a proposta de trabalho que lançamos a todos os profissionais de Educação Infantil, foi realizar uma filmagem de momento de Cantos de Atividades Diversificadas e a pedagoga da unidade fazer considerações a partir de observáveis que sugerimos abaixo, a partir do Referencial para estudo e planejamento na Educação Infantil (CADs) e já com a contribuição da pedagoga Rafaele (CMEI Vila Ipiranga - referência do Projeto Avisa Lá) que nos encaminhou por e-mail.
         Como ressaltamos no encontro, contamos com a contribuição de todas para construirmos observáveis que atendam os objetivos do trabalho com Cantos de Atividades Diversificadas.
        
Sugestão de observáveis de 0 a 3 anos:

- As crianças atribuem significados sociais a diferentes objetos ao explorá-los no brincar?
- Demonstram preferências sobre espaços e brinqudos?
- Interagem nas brincadeiras com adultos e crianças?
- Compartilham progressivamente o espaço, os brinquedos, os materiais e o educador com outras crianças?
- O Canto de Atividade Diversificada possui elementos adequados e suficientes para que a criança possa brincar?

Sugestão de observáveis de 4 a 5 anos:

- As crianças fazem escolhas e tomam decisões sobre o que e com quem querem brincar?
- Constroem e vivenciam com o grupo combinados de regras de convivência referentes ao uso dos materiais e do espaço?
- Participam e cuidam da organização do ambiente e dos materiais?
- Os materiais ofertados são adequados para alimentar o imaginário infantil?
- As crianças constroem enredos ou exploram o material? O que fazem mais?
- Incorporam novos elementos à brincadeira por livre iniciativa ou necessitam solicitar?
- Como os papéis foram definidos na proposta?
-Quais os saberes evidenciados pelas crianças durante os Cantos de Atividades Diversificadas?
- Resolvem conflitos à sua maneira ou os educadores mediam as crianças?

       Fizemos uma divisão didática para turmas menores de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos, contudo as observáveis em alguns casos, atende as duas faixas etárias. Esperamos seu comentário com sua sugestão.


       

Um comentário:

  1. Achei pertinente a divisão didática por faixa etária, estou de acordo com as sugestões das observáveis. Estou enviando a pauta de observação que elaborei, acho que é mais adequada para a faixa etária de 3 anos à 5 anos. Espero que contribua

    CMEI JOSÉ CARLOS PISANI
    PAUTA DE OBSERVAÇÃO – Cantos de Atividades Diversificadas
    TURMA: __________ EDUCADORAS: ___________________________________DATA: ___________
     Pedagoga Nelly Cristina Yoshida

     Cantos propostos: ________________________________________________________
     Cantos fixos: ________________________________________________________
     Tempo de duração: ______________________________
     Espaço utilizado:_________________________________

     Como os profissionais:
    1) Reagem mediante à situações de conflitos entre as crianças?
    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    2) Consideram a opinião das crianças na proposta de cantos?
    3) Definem o tempo de duração?
    4) Participam das brincadeiras?
    5) Promovem o imaginário infantil?
    6) Atuam quando a criança precisa de auxílio?
    7) Como utilizam o tom de voz co as crianças?
    8) Propõe novos desafios nos cantos?
    9) Possibilitam novos cantos para com as crianças?
    10) Lembraram dos combinados?
    11) Estavam junto com as crianças nos momentos da atividade?
    12) Delimitaram o espaço pelo contexto da brincadeira?
    13) Observaram e registraram as brincadeiras por meio de pauta de observação, fotografias, filmagens e produções escritas?
    14) Incluíram as crianças nas decisões sobre temas, materiais, organização de espaço e cuidados com o ambiente?
    15) Organiza o ambiente de forma segura e acolhedora, servindo de referência às crianças?
    16) Organiza o mobiliário para facilitar a movimentação e a interação entre as crianças?
    17) Algum canto temático foi criado a partir de uma atividade permanente, seqüência didática ou projeto?
    18) Reuniram as crianças para falar sobre as suas experiências: dificuldades encontradas, soluções, umas ensinam as outras...?

     Possibilidades de Cantos de Atividades Diversificadas: casinha, jogos, blocos de construção, escritório, salão de beleza, escola, mercado, pet shop, pizzaria, música,fantoches (p.12 e p.13 dos Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil – Cantos de Atividades diversificadas na Ed. Infantil), site nova escola.

     Observações:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ResponderExcluir