CMEI
Pedagogo(s) responsável pelo
diagnóstico: ____________________________________
Diagnóstico das áreas
de formação já focadas anteriormente na formação continuada
Ø
Arte, percurso gráfico;
1- Os profissionais da unidade conhecem as fases do desenho
relacionando teoria com as produções das crianças?
2-A maioria dos profissionais participaram da implementação
do caderno de Arte?
3-Desenho enquanto atividade
permanente:
Em quais momentos? Há diversidade de suporte e riscantes
(instrumentos)?
O caderno de desenho é utilizado enquanto recurso para o registro do percurso gráfico
das crianças? (a partir do maternal III)?
Como estão sendo expostas as produções infantis?
4-Ampliação do percurso gráfico infantil:
Quais possibilidades são disponibilizadas as crianças e em
quais momentos?
( ) Desenho de
memória: _____________________________
( ) Desenho de
imaginação: ____________________________
( )Desenho de
observação: ____________________________
Ø
Oralidade, Leitura e Escrita
- Oralidade
1-As profissionais consultam o caderno de oralidade para
pensar nas propostas e aprofundar seu conhecimento?
2-A Roda de conversa acontece enquanto atividade permanente
em todas as turmas? Justifique.
3-Há registros desses momentos na unidade, de que forma? O
pensamento sincrético das crianças é considerado?
4-As crianças têm outros momentos de conversa, quais?
(Berçário a Pré)?
5-As crianças participam de momentos de contação de história
com qual freqüência?
6-Os profissionais distinguem a diferença entre leitura e
contação? De que forma?
Ø
Leitura
1-As crianças participam diariamente de momentos de leitura,
onde faça a escolha de seu livro? E a leitura pelo educador/professor?
2-Como está organizado o Canto da leitura? Tem outros
espaços disponíveis para o momento de leitura?
3-Estão sendo disponibilizado as crianças diferentes gêneros
textuais?Quais?
4-Os mínimos de títulos indicados por turma, nos
Encaminhamentos básicos das práticas de Oralidade, Leitura e Escrita, são
contemplados no planejamento anual?
5-O acervo literário da unidade possui diversidade,
quantidade e qualidade de títulos? Justifique.
6-A partir do Maternal II, as crianças acompanham a leitura
de seu nome e dos colegas diariamente?
Ø
Escrita
1-Quais as possibilidades registradas no planejamento dos
profissionais que favorecem a escrita das crianças?
Berçários: _________________________________________
Maternal I:________________________________________
Maternal II:________________________________________
Maternal III:_______________________________________
Pré:______________________________________________
2-Em que momentos as crianças fazem tentativa de escrita de
acordo com as próprias hipóteses?
3-Em quais situações o educador/professor é o escriba para
as crianças?
Ø
Conhecimento Matemático:
1-O educador/professor utiliza a matemática como usuário
competente frente às crianças? Em quais momentos?
2-Quais são as ações planejadas pelos profissionais que
proporcionam as crianças o reconhecimento da função social dos números em diferentes
contextos?
3-As crianças de 0 a 3 anos participam de experiências
envolvendo a exploração de espaços e objetos? Quais?
4-Propostas lúdicas com récita e contagem ocorrem de que
forma na unidade?
5-As crianças familiarizam-se com o vocabulário utilizado na
área do Conhecimento matemático?
6-É oportunizado as crianças a possibilidade de registrarem
de diversas maneiras suas hipóteses e conclusões em relação às experiências com
números, formas e medidas?
7-O jogo ocorre como atividade permanente nas turmas? Quais
jogos são ofertados? Existem registros desses momentos?
Ø
A partir desse diagnóstico, enumere (de 1 a 3) o
grau de necessidade de investimento na área de formação para sua unidade em
2013?
( ) Arte, percurso
gráfico
( ) Oralidade,
Leitura e Escrita
( ) Conhecimento
Matemático
OBS: O diagnóstico refere-se a estas três áreas em
específico , pois já foram foco formativo em anos anteriores, o que facilita
trabalhar com os princípios formativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário