quinta-feira, 7 de março de 2013

SUGESTÃO DE INSTRUMENTO PARA DIAGNÓSTICO



CMEI
Pedagogo(s) responsável pelo diagnóstico: ____________________________________

Diagnóstico das áreas de formação já focadas anteriormente na formação continuada

Ø  Arte, percurso gráfico;
1- Os profissionais da unidade conhecem as fases do desenho relacionando teoria com as produções das crianças?

2-A maioria dos profissionais participaram da implementação do caderno de Arte?

3-Desenho enquanto atividade permanente:                  
Em quais momentos? Há diversidade de suporte e riscantes (instrumentos)?
O caderno de desenho é utilizado enquanto  recurso para o registro do percurso gráfico das crianças? (a partir do maternal III)?
Como estão sendo expostas as produções infantis?

4-Ampliação do percurso gráfico infantil:
Quais possibilidades são disponibilizadas as crianças e em quais momentos?
(    ) Desenho de memória:  _____________________________
(    ) Desenho de imaginação: ____________________________
(    )Desenho de observação: ____________________________

Ø  Oralidade, Leitura e Escrita

- Oralidade
1-As profissionais consultam o caderno de oralidade para pensar nas propostas e aprofundar seu conhecimento?

2-A Roda de conversa acontece enquanto atividade permanente em todas as turmas? Justifique.

3-Há registros desses momentos na unidade, de que forma? O pensamento sincrético das crianças é considerado?

4-As crianças têm outros momentos de conversa, quais? (Berçário a Pré)?

5-As crianças participam de momentos de contação de história com qual freqüência?  

6-Os profissionais distinguem a diferença entre leitura e contação? De que forma?

Ø  Leitura

1-As crianças participam diariamente de momentos de leitura, onde faça a escolha de seu livro? E a leitura pelo educador/professor?

2-Como está organizado o Canto da leitura? Tem outros espaços disponíveis para o momento de leitura?

3-Estão sendo disponibilizado as crianças diferentes gêneros textuais?Quais?

4-Os mínimos de títulos indicados por turma, nos Encaminhamentos básicos das práticas de Oralidade, Leitura e Escrita, são contemplados no planejamento anual?

5-O acervo literário da unidade possui diversidade, quantidade e qualidade de títulos? Justifique.

6-A partir do Maternal II, as crianças acompanham a leitura de seu nome e dos colegas diariamente?

Ø  Escrita

1-Quais as possibilidades registradas no planejamento dos profissionais que favorecem a escrita das crianças?
Berçários: _________________________________________
Maternal I:________________________________________
Maternal II:________________________________________
Maternal III:_______________________________________
Pré:______________________________________________

2-Em que momentos as crianças fazem tentativa de escrita de acordo com as próprias hipóteses?

3-Em quais situações o educador/professor é o escriba para as crianças?

Ø  Conhecimento Matemático:

1-O educador/professor utiliza a matemática como usuário competente frente às crianças? Em quais momentos?

2-Quais são as ações planejadas pelos profissionais que proporcionam as crianças o reconhecimento  da função social dos números em diferentes contextos?

3-As crianças de 0 a 3 anos participam de experiências envolvendo a exploração de espaços e objetos? Quais?

4-Propostas lúdicas com récita e contagem ocorrem de que forma na unidade?

5-As crianças familiarizam-se com o vocabulário utilizado na área do Conhecimento matemático?

6-É oportunizado as crianças a possibilidade de registrarem de diversas maneiras suas hipóteses e conclusões em relação às experiências com números, formas e medidas?

7-O jogo ocorre como atividade permanente nas turmas? Quais jogos são ofertados? Existem registros desses momentos?

Ø  A partir desse diagnóstico, enumere (de 1 a 3) o grau de necessidade de investimento na área de formação para sua unidade em 2013?
(    ) Arte, percurso gráfico
(     ) Oralidade, Leitura e Escrita
(     ) Conhecimento Matemático

OBS: O diagnóstico refere-se a estas três áreas em específico , pois já foram foco formativo em anos anteriores, o que facilita trabalhar com os princípios formativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário