terça-feira, 26 de março de 2013

FORMAÇÃO: ESCOLAS COM EDUCAÇÃO INFANTIL

               Na última sexta-feira, dia 21/03, ocorreu o primeiro encontro de formação para os profissionais (pedagogo e professor) das 22 escolas que possuem turmas de Educação Infantil. O local foi alterado para a chácara do HSBC (BR 116), o que nos propiciou um ambiente de estudos e discussões ao som de pássaros. Aproveitamos para agradecer novamente a Escola Lamartine que gentilmente nos acolheu no ano de 2012 em seu espaço.
Grupo do período da tarde da formação NRE/PN 

               O encontro teve por objetivo apresentar o processo formativo na Educação Infantil, o foco desse ano para a RME: Brincar e a novidade na formação: escolha do foco formativo na unidade, possibilitando aprofundar a área em que o profissional de sala precisa de maior suporte. O diferencial nesse ano de trabalho é a realimentação das áreas já aprofundadas na formação: Arte, percurso gráfico, Oralidade, Leitura, Escrita e Conhecimento Matemático, acreditando na construção da autonomia profissional. 
             Para auxiliar na priorização da área que a escola irá iniciar o trabalho, sugerimos o instrumento abaixo, que traz critérios a serem observados na prática diária das nossas unidades. As pautas de supervisão serão pautadas na área elencada pela escola, atendendo sua especificidade e no foco geral: Brincar.



Escola:
Pedagogo responsável pelo diagnóstico:

Diagnóstico das áreas de formação já focadas anteriormente na formação continuada

Ø  Arte, percurso gráfico;

- Os professores da escola conhecem as fases do desenho relacionando teoria com as produções das crianças?

- O profissional de área participou da implementação do caderno de Arte? Realizou troca de experiências com o professor regente? Em quais momentos? 
 
- Desenho enquanto atividade permanente:        
Em quais momentos? Há diversidade de suporte e riscantes (instrumentos)?
O caderno de desenho é utilizado enquanto recurso para o registro do percurso gráfico das crianças ou para sistematizar propostas orientadas?
A escola organiza exposições, divulgando e valorizando interna e externamente os trabalhos realizados pelas crianças?
As crianças são respeitadas pela sua capacidade de expressão e são sempre incentivadas a criar e expressar-se nas linguagens artísticas, sendo descartados os modelos prontos e padronizados?

-Ampliação do percurso gráfico infantil:
Quais possibilidades são disponibilizadas as crianças e em quais momentos?
(    ) Desenho de memória:  ________________________________________
(    ) Desenho de imaginação: ______________________________________
(    )Desenho de observação: _______________________________________


Ø  Oralidade, Leitura e Escrita

- Oralidade
O professor consulta o caderno de oralidade para pensar nas propostas e aprofundar seu conhecimento?
A Roda de conversa acontece enquanto atividade permanente diária? O pensamento sincrético das crianças é considerado?
Há registros desses momentos na unidade, de que forma?
As crianças têm outros momentos de conversa, quais?
As crianças participam de momentos de contação de história com qual freqüência?  A agente de leitura realiza essa proposta também?
Os profissionais distinguem a diferença entre leitura e contação? De que forma?

Ø  Leitura
As crianças participam diariamente de momentos de leitura, onde faça a escolha de seu livro? E a leitura pelo educador/professor?
Como está organizado o Canto da leitura? Tem outros espaços disponíveis para o momento de leitura?
Está sendo disponibilizado as crianças diferentes gêneros textuais?Quais?
Os mínimos de títulos indicados por turma, nos Encaminhamentos básicos das práticas de Oralidade, Leitura e Escrita, são contemplados no planejamento anual?
A escola disponibiliza no mínimo um livro diferente por criança em cada turma da educação infantil? Justifique.
As crianças emprestam semanalmente livros de sua preferência da biblioteca para serem lidos em casa com seus familiares?
As crianças acompanham a leitura de seu nome e dos colegas diariamente?

Ø  Escrita
Quais as possibilidades registradas no planejamento dos profissionais que favorecem a escrita das crianças?
Maternal III:___________________________________________________________________
Pré:__________________________________________________________________________
Em que momentos as crianças fazem tentativa de escrita de acordo com as próprias hipóteses?
Em quais situações o educador/professor é o escriba para as crianças?


Ø  Conhecimento Matemático:
O professor utiliza a matemática como usuário competente frente às crianças? Em quais momentos?
Quais são as ações planejadas pelos profissionais que proporcionam as crianças o reconhecimento da função social dos números em diferentes contextos?
Propostas lúdicas com récita e contagem ocorrem de que forma na unidade?
As crianças familiarizam-se com o vocabulário utilizado pela área do Conhecimento matemático?
É oportunizado as crianças a possibilidade de registrarem de diversas maneiras suas hipóteses e conclusões em relação às experiências com números, formas e medidas?
O jogo ocorre como atividade permanente no Pré? Quais jogos são ofertados? Existem registros desses momentos?


A partir desse diagnóstico, enumere (de 1 a 3) o grau de necessidade de investimento na área de formação para sua unidade em 2013?
(    ) Arte, percurso gráfico
(     ) Oralidade, Leitura e Escrita
(     ) Conhecimento Matemático

OBS: O diagnóstico refere-se a estas três áreas em específico , pois já foram foco formativo em anos anteriores, o que facilita trabalhar a autonomia profissional.

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