OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
CONHECER A FUNÇÃO SOCIAL DOS NÚMEROS EM DIFERENTES
CONTEXTOS, FAMILIARIZANDO-SE COM AS REGRAS E REGULARIDADES DO SISTEMA DE
NUMERAÇÃO, A CONTAGEM, A LEITURA DE NÚMEROS, O REGISTRO DE QUANTIDADES E NOÇÕES
DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.
- Identificar os números em diferentes situações do cotidiano;
- Reconhecer a função social dos números em diferentes contextos;
- Realizar a récita numérica da sucessão ordenada de números;
- Ampliar gradativamente a récita numérica;
- Contar utilizando diferentes procedimentos/estratégias;
- Ler os números;
- Perceber regularidades do sistema de numeração;
- Registrar quantidades de acordo com suas hipóteses, avançando gradativamente para o registro convencional;
- Utilizar vocabulário específico nos procedimentos relacionados à comparação de quantidades;
- Utilizar diferentes portadores numéricos como fonte de consulta;
- Utilizar diferentes estratégias para juntar, tirar e repartir quantidades.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
ESPAÇO E FORMA ( 4-5 ANOS)
DESENVOLVER
GRADATIVAMENTE NOÇÕES DE LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL, TENDO COMO
REFERÊNCIA PESSOAS E OBJETOS ENTRE SI.
- Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
- Estabelecer noções de direcionalidade com o próprio corpo: adiante, atrás, à direita, à esquerda, acima, abaixo, dentro, fora, ao centro.
- Estabelecer noções de fronteira na exploração do espaço e de objetos: dentro, fora, vizinhança;
- Percorrer trajetos considerando alguns pontos de referência;
- Descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;
- Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objetos que a cercam, usando noções de posição: na frente, atrás de, entre, em cima, embaixo, perto, longe, utilizando vocabulário adequado.
- Orientar-se por meio de instruções elaboradas por outros e ou mapas.
- Descrever e interpretar a posição de objetos e pessoas.
EXPLORAR ,
IDENTIFICAR E REPRESENTAR PROPRIEDADES DE OBJETOS E FIGURAS, COMO FORMAS, TIPOS
DE CONTORNOS, BIDIMENSIONALIDADE, TRIDIMENSIONALIDADE, FACES PLANAS, LADOS
RETOS, ENTRE OUTROS.
- Estabelecer relações de semelhança e diferença entre e nos objetos.
- Identificar e descrever características das formas.
- Representar objetos bidimensionais e tridimensionais.
- Nomear algumas formas geométricas utilizando vocabulário específico.
OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
GRANDEZAS E
MEDIDAS
DESENVOLVER
NOÇÕES TEMPORAIS NAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO, APRENDENDO A
SITUAR-SE NOS DIFERENTES TEMPOS DA INSTITUIÇÃO.
- Identificar a passagem do tempo, conforme o calendário (ontem, hoje, amanhã);
- Identificar os diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite).
- Familiarizar-se com as unidades de tempo (dia, semana, mês, e ano) para marcar os acontecimentos.
- Perceber a ordem de sucessão dos acontecimentos: antes, durante e depois;
- Conhecer instrumentos convencionais para medir o tempo (ex. o relógio, o calendário).
- Utilizar o calendário como forma de organizar os compromissos da turma percebendo as regularidades das medidas de tempo;
- Utilizar vocabulário referente às medidas de tempo: agora, mais tarde, hoje, amanhã, antes, depois;
- Antecipar situações e atividades cotidianas a partir da rotina estabelecida com a turma.
ESTABELECER
RELAÇÕES DE GRANDEZAS E MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA (PESO), CAPACIDADE E
VALOR MONETÁRIO UTILIZANDO INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS.
- Comparar
as grandezas de comprimento, capacidade e peso em contextos do cotidiano;
- Utilizar
instrumentos de medidas, usuais ou não, para medir objetos, espaços, entre
outros.
- Realizar registro de medida em situações significativas.
- Utilizar instrumentos de medida em função do que será medido.
- Reconhecer o sistema monetário e seu uso social participando de contextos lúdicos que utilizem notas e moedas;
Hoje no Encontro de Formação, visualizamos e discutimos alguns aspectos importantes para a continuidade no trabalho nas unidades a partir da reformulação dos objetivos para o conhecimento matemático.
Bom trabalho a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário