quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Objetivos de Aprendizagem - Conhecimento matemático


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

CONHECER A FUNÇÃO SOCIAL DOS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS, FAMILIARIZANDO-SE COM AS REGRAS E REGULARIDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO, A CONTAGEM, A LEITURA DE NÚMEROS, O REGISTRO DE QUANTIDADES E NOÇÕES DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.
  • Identificar os números em diferentes situações do cotidiano;
  • Reconhecer a função social dos números em diferentes contextos;
  • Realizar a récita numérica da sucessão ordenada de números;
  • Ampliar gradativamente a récita numérica;
  • Contar utilizando diferentes procedimentos/estratégias;
  • Ler os números;
  • Perceber regularidades do sistema de numeração;
  •  Registrar quantidades de acordo com suas hipóteses, avançando gradativamente para o registro convencional;
  •  Utilizar vocabulário específico nos procedimentos relacionados à comparação de quantidades;
  • Utilizar diferentes portadores numéricos como fonte de consulta;
  • Utilizar diferentes estratégias para juntar, tirar e repartir quantidades.


 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos

ESPAÇO E FORMA ( 4-5 ANOS)

DESENVOLVER GRADATIVAMENTE NOÇÕES DE LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL, TENDO COMO REFERÊNCIA PESSOAS E OBJETOS ENTRE SI.

  •   Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
  •  Estabelecer noções de direcionalidade com o próprio corpo: adiante, atrás, à direita, à esquerda, acima, abaixo, dentro, fora, ao centro.
  •   Estabelecer noções de fronteira na exploração do espaço e de objetos:  dentro, fora, vizinhança;
  •    Percorrer trajetos considerando alguns pontos de referência;
  •    Descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;
  •    Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objetos que a cercam, usando noções de posição: na frente, atrás de, entre, em cima, embaixo, perto, longe, utilizando vocabulário adequado.
  •    Orientar-se por meio de instruções elaboradas por outros e ou mapas.
  •     Descrever e interpretar a posição de objetos e pessoas.


EXPLORAR , IDENTIFICAR E REPRESENTAR PROPRIEDADES DE OBJETOS E FIGURAS, COMO FORMAS, TIPOS DE CONTORNOS, BIDIMENSIONALIDADE, TRIDIMENSIONALIDADE, FACES PLANAS, LADOS RETOS, ENTRE OUTROS.
  •  Estabelecer relações de semelhança e diferença entre e nos objetos.
  • Identificar e descrever características das formas.
  • Representar objetos bidimensionais e tridimensionais.
  • Nomear algumas formas geométricas utilizando vocabulário específico.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
GRANDEZAS E MEDIDAS

DESENVOLVER NOÇÕES TEMPORAIS NAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO, APRENDENDO A SITUAR-SE NOS DIFERENTES TEMPOS DA INSTITUIÇÃO.
  •        Identificar a passagem do tempo, conforme o calendário (ontem, hoje, amanhã);
  •        Identificar os diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite).
  •        Familiarizar-se com as unidades de tempo (dia, semana, mês, e ano) para marcar os acontecimentos.
  •        Perceber a ordem de sucessão dos acontecimentos: antes, durante e depois;
  •        Conhecer instrumentos convencionais para medir o tempo (ex. o relógio, o calendário).
  •        Utilizar o calendário como forma de organizar os compromissos da turma percebendo as regularidades das medidas de tempo;
  •        Utilizar vocabulário referente às medidas de tempo: agora, mais tarde, hoje, amanhã, antes, depois;
  •        Antecipar situações e atividades cotidianas a partir da rotina estabelecida com a turma.


ESTABELECER RELAÇÕES DE GRANDEZAS E MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA (PESO), CAPACIDADE E VALOR MONETÁRIO UTILIZANDO INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS.

  • Comparar as grandezas de comprimento, capacidade e peso em contextos do cotidiano;
  • Utilizar instrumentos de medidas, usuais ou não, para medir objetos, espaços, entre outros.
  • Realizar registro de medida em situações significativas.
  • Utilizar instrumentos de medida em função do que será medido.
  •  Reconhecer o sistema monetário e seu uso social participando de contextos lúdicos que utilizem notas e moedas;


         Hoje no Encontro de Formação, visualizamos e discutimos alguns aspectos importantes para a continuidade no trabalho nas unidades a partir da reformulação dos objetivos para o conhecimento matemático.
               Bom trabalho a todos!








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