SECRETARIA
MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA
DE GESTÃO EDUCACIONAL
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SEMANA
DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS - 2012
Prezados
Pedagogo e Diretor
Conforme estabelecido em reunião dia
25 de junho de 2012 no Parque Barigui para orientação das 12h de estudos nas
unidades, enviamos uma possibilidade de organização de roteiro semanal
incluindo subgrupos de atividades com crianças, nas modalidades de sequencia
didática e projeto didático.
Salientamos que com essa proposta,
convocamos os profissionais a pensar no tempo de
trabalho de forma a potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento das
crianças, passando pela análise de uma intervenção que qualifique esse tempo
como um tempo de qualidade na mediação das aprendizagens infantis.
Essa reflexão leva a repensar de modo
articulado sobre a rotina de cada turma e as parcerias de trabalho em sala. A
organização da rotina implica considerar tempo, espaço, as ações educativas de
cuidado e as demais ações educativas, na perspectiva de que o cuidar e o educar
são indissociáveis. Apesar de não estarem contempladas no roteiro semanal a
seguir, as ações educativas de cuidado foram consideradas dentro do tempo
previsto na rotina da turma.
Esperamos que este seja um momento rico
para estudo e elaboração de propostas que respondam às possibilidades de todas
as crianças terem tempos de qualidade na interação com educadores e
professores, sendo estes, verdadeiros parceiros na construção e ampliação de
conhecimentos das crianças.
Um ótimo trabalho a todos.
Ida Regina Moro Milléo de Mendonça e
equipe.
Roteiro Semanal*
TURMA:
Maternal III
Semana
de a de
de 2012
|
|||||
PRÁTICAS
EDUCATIVAS
|
2ª
feira
|
3ª
feira
|
4ª
feira
|
5ª
feira
|
6ª
feira
|
Atividades de entrada/recepção
|
Livros de história, quebra cabeças, blocos de
construção
|
Fantoches, jogos de preenchimento, livros de
história
|
Blocos de construção, pista com carrinhos, massa
de modelar
|
Livros de história, quebra cabeças, fantasias e
acessórios
|
P
E
R
M
A
N
Ê
N
C
I
A
|
Organização
do dia Frequência das crianças, calendário, rotina: ”o que faremos hoje”
|
|
|
|
|
|
Roda de
conversa
Atividade permanente
|
Figuras de revistas
|
Caixa surpresa
|
Notícia de jornal
|
Fotos de família
|
|
Leitura
Fruição:
Leitura pelo professor/educador
Atividade permanente
|
O rei bigodeira e sua banheira
|
O homem que amava caixas
|
Coisas que a gente gosta e não gosta
|
Lili inventa o mundo -
Poemas
|
|
Espaço
Externo
|
Muro de escalada, cabanas, pintura no azulejo, casinha de boneca, parque
|
Brinquedos de areia, parque, fantasias e acessórios, triciclos, desenho
no quadro de giz
|
Amarelinha, casinha de boneca, carrinhos com pista na areia, jogo com
bola, parque
|
Livros de história, brincadeiras com a corda, parque, triciclos,
pintura no azulejo
|
|
Áreas de
Formação Humana
Sequência didática
e/ou projeto didático
|
Educador 1 - Sequência Didática:
Jogos de percurso - Área de Formação Humana: Conhecimento matemático;
Etapa 1
Educador 2 – Sequência Didática:
Cores e misturas – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Visual;
Etapa 1
|
Educador 1 - Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura
e escrita; Etapa 1 Pesquisa nos livros
Educador 2 – Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura
e escrita; Etapa 1 Vídeo dos animais
|
Educador 1 - Sequência Didática:
Jogos de percurso - Área de Formação Humana: Conhecimento matemático;
Etapa 1
Educador 2 – Sequência Didática:
Cores e misturas – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem
Visual; Etapa 1
|
Educador 1 - Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura
e escrita; Etapa 1 Lista dos animais e perguntas para pesquisa
Educador 2 – Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura
e escrita; Etapa 1 Desenho de observação dos animais
|
|
Desenho
Atividade permanente
|
Caderno de desenho
|
Caderno de desenho
|
Contação de história:
Ana e Ana
|
Caderno de desenho
|
|
Áreas de
Formação Humana
Sequência didática
e/ou projeto didático
|
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e
leitura; Etapa 1
Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento;
Etapa 1
|
Educador 1 – Sequência Didática : No mundo do faz de conta – Área de
Formação Humana: Linguagens/Linguagem teatral; Etapa 1
Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento;
Etapa 1
|
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e
leitura; Etapa 1
Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento;
Etapa 1
|
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e
leitura; Etapa 1
Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento;
Etapa 1
|
|
Cantos de
atividades diversificadas
Atividade permanente
|
Escritório/ médico/jogos/
expressão plástica/
leitura
|
Casinha/ jogos de construção/
fantasias/
leitura
|
Escritório/
médico/jogos/
expressão plástica: caderno de desenho
leitura
|
Casinha/ jogos
de construção/
fantasias/
leitura
|
|
Espaço
Externo
|
Brinquedos de areia, parque, fantasias e acessórios, triciclos, desenho
no quadro de giz
|
Livros de história, brincadeiras com a corda, parque, triciclos,
pintura no azulejo
|
Muro de escalada, cabanas, pintura no azulejo, casinha de boneca,
parque
|
Amarelinha, casinha de boneca, carrinhos com pista na areia, jogo com
bola, parque
|
|
Leitura Fruição
Leitura pela
criança
Atividade permanente
|
|
|
|
|
|
*Roteiro adaptado
do referencial para estudo e planejamento na educação infantil sobre
planejamento e avaliação, p.35.
Para refletir:
Os subgrupos
de trabalho com sequência didática e projeto didático podem ter o mesmo tema e
ser conduzido pelos educadores 1 e 2 simultaneamente. Assim, as crianças, ao
trocar de subgrupo, ou seja, de educador/professor, têm uma continuidade de
assunto e haveria uma integração no planejamento dos profissionais;
A roda de
conversa poderia ser logo após a leitura pelo educador, sobre a história lida.
Assim, teria mais significado para as crianças e evitaríamos as situações de
disparadores inusitados em que as crianças, muitas vezes, não sabem o que dizer
a respeito. Se um dos objetivos é desenvolver a competência oral das crianças
para que possam falar e posicionar-se a respeito de algum assunto, garante-se o
contato com o discurso narrativo e o discurso oral, assim como o
desenvolvimento de outros comportamentos leitores pelas crianças.
A linguagem
movimento estará presente nas atividades no espaço externo. Neste momento da
rotina, o educador/professor também poderá encaminhar uma atividade orientada
de movimento.
A roda de
conversa e a leitura pelo educador/professor podem fazer parte de uma das
etapas de uma sequência didática ou de um projeto didático. Nesse caso,
otimiza-se o tempo da rotina da turma e, fica registrado no roteiro semanal a
etapa correspondente no local destinado às áreas de formação humana para
sequência didática ou projeto didático. Assim compreende-se que uma atividade
permanente pode fazer parte de uma sequência ou de um projeto didático.
___________________________________________
Elaboração:
Departamento
de Educação Infantil
Para saber
mais:
CURITIBA.
Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Referenciais para
estudo e planejamento na educação infantil – planejamento e avaliação. 2010.
CURITIBA.
Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno pedagógico –
Educação Infantil: Oralidade. 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário