quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Roteiro semanal


PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS - 2012

Prezados Pedagogo e Diretor

Conforme estabelecido em reunião dia 25 de junho de 2012 no Parque Barigui para orientação das 12h de estudos nas unidades, enviamos uma possibilidade de organização de roteiro semanal incluindo subgrupos de atividades com crianças, nas modalidades de sequencia didática e projeto didático.

Salientamos que com essa proposta, convocamos os profissionais a pensar no tempo de trabalho de forma a potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, passando pela análise de uma intervenção que qualifique esse tempo como um tempo de qualidade na mediação das aprendizagens infantis.

Essa reflexão leva a repensar de modo articulado sobre a rotina de cada turma e as parcerias de trabalho em sala. A organização da rotina implica considerar tempo, espaço, as ações educativas de cuidado e as demais ações educativas, na perspectiva de que o cuidar e o educar são indissociáveis. Apesar de não estarem contempladas no roteiro semanal a seguir, as ações educativas de cuidado foram consideradas dentro do tempo previsto na rotina da turma.

Esperamos que este seja um momento rico para estudo e elaboração de propostas que respondam às possibilidades de todas as crianças terem tempos de qualidade na interação com educadores e professores, sendo estes, verdadeiros parceiros na construção e ampliação de conhecimentos das crianças.

Um ótimo trabalho a todos.

Ida Regina Moro Milléo de Mendonça e equipe.



                  
Roteiro Semanal*
TURMA: Maternal III                                                                                   Semana de    a    de      de  2012
PRÁTICAS EDUCATIVAS
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
Atividades de entrada/recepção

Livros de história, quebra cabeças, blocos de construção
Fantoches, jogos de preenchimento, livros de história
Blocos de construção, pista com carrinhos, massa de modelar
Livros de história, quebra cabeças, fantasias e acessórios
   
           P
E
R
M
A
N
Ê
N
C
I
A
    



   
       Organização do dia Frequência das crianças, calendário, rotina: ”o que faremos hoje”
  




Roda de conversa
Atividade permanente
Figuras de revistas
Caixa surpresa
Notícia de jornal
Fotos de família

Leitura Fruição:
Leitura pelo professor/educador

Atividade permanente
O rei bigodeira e sua banheira
O homem que amava caixas
Coisas que a gente gosta e não gosta
Lili inventa o mundo -
Poemas
Espaço Externo

Muro de escalada, cabanas, pintura no azulejo, casinha de boneca, parque
Brinquedos de areia, parque, fantasias e acessórios, triciclos, desenho no quadro de giz
Amarelinha, casinha de boneca, carrinhos com pista na areia, jogo com bola, parque
Livros de história, brincadeiras com a corda, parque, triciclos, pintura no azulejo
Áreas de Formação Humana
Sequência didática e/ou projeto didático
Educador 1 - Sequência Didática:
Jogos de percurso - Área de Formação Humana: Conhecimento matemático; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Cores e misturas – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Visual; Etapa 1
Educador 1 - Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Pesquisa nos livros

Educador 2 – Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Vídeo dos animais
Educador 1 - Sequência Didática:
Jogos de percurso - Área de Formação Humana: Conhecimento matemático; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Cores e misturas – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Visual; Etapa 1
Educador 1 - Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Lista dos animais e perguntas para pesquisa

Educador 2 – Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Desenho de observação dos animais
Desenho
Atividade permanente

Caderno de desenho


Caderno de desenho

Contação de história:

Ana e Ana


Caderno de desenho


Áreas de Formação Humana
Sequência didática e/ou projeto didático
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e leitura; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1

Educador 1 – Sequência Didática : No mundo do faz de conta – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem teatral; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e leitura; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e leitura; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1
Cantos de atividades diversificadas
Atividade permanente
Escritório/ médico/jogos/
expressão plástica/
leitura
Casinha/ jogos de construção/
fantasias/
leitura
Escritório/
médico/jogos/
expressão plástica: caderno de desenho
leitura
Casinha/ jogos
de construção/
fantasias/
leitura
Espaço Externo

Brinquedos de areia, parque, fantasias e acessórios, triciclos, desenho no quadro de giz
Livros de história, brincadeiras com a corda, parque, triciclos, pintura no azulejo
Muro de escalada, cabanas, pintura no azulejo, casinha de boneca, parque
Amarelinha, casinha de boneca, carrinhos com pista na areia, jogo com bola, parque

Leitura Fruição
Leitura pela criança
Atividade permanente





*Roteiro adaptado do referencial para estudo e planejamento na educação infantil sobre planejamento e avaliação, p.35.

Para refletir:
Os subgrupos de trabalho com sequência didática e projeto didático podem ter o mesmo tema e ser conduzido pelos educadores 1 e 2 simultaneamente. Assim, as crianças, ao trocar de subgrupo, ou seja, de educador/professor, têm uma continuidade de assunto e haveria uma integração no planejamento dos profissionais;

A roda de conversa poderia ser logo após a leitura pelo educador, sobre a história lida. Assim, teria mais significado para as crianças e evitaríamos as situações de disparadores inusitados em que as crianças, muitas vezes, não sabem o que dizer a respeito. Se um dos objetivos é desenvolver a competência oral das crianças para que possam falar e posicionar-se a respeito de algum assunto, garante-se o contato com o discurso narrativo e o discurso oral, assim como o desenvolvimento de outros comportamentos leitores pelas crianças.

A linguagem movimento estará presente nas atividades no espaço externo. Neste momento da rotina, o educador/professor também poderá encaminhar uma atividade orientada de movimento.

A roda de conversa e a leitura pelo educador/professor podem fazer parte de uma das etapas de uma sequência didática ou de um projeto didático. Nesse caso, otimiza-se o tempo da rotina da turma e, fica registrado no roteiro semanal a etapa correspondente no local destinado às áreas de formação humana para sequência didática ou projeto didático. Assim compreende-se que uma atividade permanente pode fazer parte de uma sequência ou de um projeto didático.
___________________________________________
Elaboração:
Departamento de Educação Infantil

Para saber mais:
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Referenciais para estudo e planejamento na educação infantil – planejamento e avaliação. 2010.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno pedagógico – Educação Infantil: Oralidade. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário