quinta-feira, 31 de maio de 2012

4º Encontro de Formação- escolas

   
No dia 31 de maio aconteceu o 4º Encontro de Formação para escolas, onde      pedagogas      e    professoras de Ed. Infantil se reuniram. O encontro teve como objetivo:
             •Refletir a partir do planejamento da unidade se as propostas atendem aos objetivos selecionados para o trabalho com Conhecimento matemático.
             • Retomar as categorias da representação numérica, segundo Martin Huges e Sinclair.
             • Refletir sobre as possibilidades de notação numérica;
        O encontro teve início com a proposta de analisar os planejamentos, onde  pedagoga e   professora puderam fazer a análise juntas, visando o trabalho com Conhecimento matemático, mais especificamente com o bloco de conteúdo Número e Sistema de Numeração. Logo após, socializaram o diagnóstico de suas unidades. 
        Em seguida foram retomadas as categorias da representação numérica, segundo Martin Huges e Sinclair e analisadas em conjunto com o grupo algumas notações realizadas pelas crianças em diferentes situações e uma tematização de registro. 
        Ao final do encontro foi refletido sobre encaminhamentos com o calendário utilizado na educação infantil que é o de uso convencional, ou seja, o mesmo que faz parte do contexto sociocultural das crianças.









4º Encontro de Formação- CMEIs


         
            O 4º Encontro de formação no NRE PN, aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, e teve como objetivo: Refletir sobre a importância da exploração de materiais nos Berçários em relação ao Conhecimento matemático; tematizar um planejamento que contempla o trabalho com o bloco de conteúdos: Número e Sistema de numeração; refletir a partir do planejamento da unidade se as propostas atendem aos objetivos selecionados para o trabalho com Conhecimento matemático. 
       Baseado no texto "Pensamento lógico-matemático nos berçários e no maternal I:o planejamento pedagógico em discussão", que foi utilizado como referencial teórico na SEP 2011, destacou-se algumas considerações sobre o texto que devem encaminhar as práticas educativas nos Berçários e Maternais I e II. “A matemática, por sua vez, está presente na vida das crianças bem cedo, mesmo que elas não tenham consciência de que estão “fazendo matemática”. Quando engatinham por diferentes espaços, passam por baixo de berços, entram e saem de uma cabana, transpõem um obstáculo contornando-o ou passando por cima dele, exploram diferentes propriedades de objetos e possibilidades de manipular um brinquedo ou jogo, as crianças vão interagindo com o mundo e estabelecendo relações que, aos poucos, ganham sentido e geram condições para novas experiências e conhecimentos que são revelados nas ações, sensações, gostos, sons, texturas e cheiros.”
               Uma tematização de planejamento do CMEI Vila Ipiranga, proporcionou momentos de reflexão sobre o encaminhamento de um jogo que teve como objetivo o trabalho com Número e sistema de numeração.  Em seguida pedagogas e diretoras se reuniram para revisistar o planejamento da unidade e avaliar se:
 
•Os objetivos validados já foram incluídos?
•As propostas planejadas dão conta dos objetivos?
•As propostas consideram os saberes das crianças?
•Os registros das propostas, permitem a percepção das aprendizagens das crianças?

        No segundo dia as pedagogas puderam compartilhar  o que analisaram no planejamento da unidade,  e pensaram em qual estratégia utilizará para valorizar as aprendizagens dos profissionais e retomar as questões que forem necessárias.

  Os objetivos do 2º dia foram: 

•Apresentar estratégias formativas para o trabalho com o Número e o sistema de numeração na Unidade;
•Discutir sobre possibilidades de notação numérica;
•Refletir  sobre o Plano de Formação para o 2º semestre.
            As categorias da representação numérica, segundo Martin Huges e Sinclair, foram relembradas, além de visualizar imagens com notação numérica, feitas pelas crianças, em diversos momentos, como registro de resultado de jogos. 
            Finalizou o encontro destacando o encaminhamento adequado para o trabalho com o calendário a ser utilizado na educação infantil que é de uso convencional, ou seja, o mesmo que faz parte do contexto sociocultural das crianças.





           
         Indicação de leitura: Propostas de atividades para Educação Infantil.
Profª Lúcia Magalhães


sábado, 26 de maio de 2012

Sábado de reunião pedagógica no NRE PN

Neste sábado a equipe pedagógica do NRE PN reuniram-se para conhecer um pouco mais dos encaminhamentos de cada setor. Foram expostos os trabalhos desenvolvidos e os objetivos. Todos tem um papel fundamental nesse processo e assim tem acontecido, sempre visando o compromisso com o sucesso. Parabéns a todos pelo trabalho!



Joseane, Andréa, Cleonice, Ana Cristina e Adriana

II Audiência pública do Conselho Municipal de Educação de Curitiba

A II Audiência Pública do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, aconteceu no dia 25/05/12, e teve como tema: Diretrizes e Normas para a Educação Especial nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e nos Programas de Preparação para o Trabalho, para educandos com necessidades educacionais especiais, no SISMEN. Os conselheiros reuniram-se com o objetivos de apresentar a proposta de Deliberação e acolhimento das contribuições do público presente. As diretoras de CMEI, Marta, Carmem, Valquíria, Graziela, Ivete e Kelen (também conselheira) e pedagogas Cleonice e Joseane do NRE PN também compareceram para acompanhar as discussões. Sem dúvida, foi um dia de muitas emoções e de conquistas. Parabéns a todos que lutaram por esse momento!





quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reunião administrativa/ maio




A reunião do dia 23/05 que contou com a presença das diretoras de CMEI do núcleo Pinheirinho, iniciou com o momento cultural, onde a pedagoga do NRE Joseane trouxe um pouco da vida, história e obras do artista Di Cavalcanti. Logo após, a chefe de Núcleo, Consuelo conduziu a reunião instigando uma discussão sobre "Fatores do novo cenário". Momentos de muita reflexão foram proporcionados, principalmente quando se trata de "mudanças", tanto as tecnológicas, econômicas, sociais e principalmente na educação.  E o fechamento foi discutido falando sobre as competências do gestor frente ao novo cenário. Para finalizar o dia, foi oficializado, perante o grupo a saída da diretora Mary Helen, do CMEI Eraldo Küster, para licença gestação e Flávio assumindo a direção. 
 "A experiência não protege os trabalhadores mais velhos contra os avanços da tecnologia..."
Daniel Delgado

terça-feira, 22 de maio de 2012

PLANEJAMENTO DO PEDAGOGO


O  grande  desafio  do  pedagogo  que  atua  em  nossas  instituições  de educação infantil é diagnosticar prioridades  pedagógicas  e  estabelecer  ações  que  se  efetivem  na  prática. Não é tarefa fácil, por isso acreditamos   que   seja   importante   reestruturar   o   tempo   e   a   rotina   de   trabalho   por  meio  do planejamento  semanal, que denominamos ROTINA DO PEDAGOGO . Nessa perspectiva, assim como o planejamento dos educadores/professores, o planejamento do pedagogo é um instrumento essencial. 
A seguir, sugerimos um exemplo de rotina, contemplando várias ações que se tornam significativas para a organização do trabalho pedagógico. (Referenciais para estudo e planejamento na Educação Infantil- Planejamento e avaliação)





Quadro adaptado do artigo “A função formadora dos coordenadores pedagógicos”
(Léia Rodrigues; Katilvânia Guedes e Verônica Haidar) - Revista Avisalá/janeiro 2006.
ROTINA DO PEDAGOGO

Momentos de estudo e planejamento para as pedagogas do NRE PN




Planejamento e organização são fundamentais para para nortear o trabalho de formação. Para isso as pedagogas do Núcleo reuniram-se nos dias 21 e 22/05 para estudo e planejamento, visando os encontros de formação que estão para acontecer nos dias 28/05 e 29/05 (CMEIs) e 30/05 (escolas). Na tarde do dia 22/05 as pedagogas do Pinheirinho receberam contribuições da gerente Vera e da pedagoga Carol do Departamento de EI, que em supervisão trouxeram grandes reflexões. O encontro de formação desse mês tem como finalidade possibilitar estudo e reflexão sobre a prática, o planejamento e a avaliação do processo educativo na dinâmica de formação continuada em serviço.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CMEI Dona Bertha marca presença no NRE Santa Felicidade





A diretora Marizângela do CMEI Dona Bertha participou da II Comemoração do Programa Mama Nenê do NRE Santa Felicidade, nesta sexta-feira (18/05). Mari fez uma contribuição no evento, onde expôs o trabalho que vem acontecendo no CMEI com mães e grupo de apoio à amamentação. No local compareceram muitos convidados, entre eles estavam representantes da Secretaria de Educação e de Saúde de Curitiba e representantes de famílias dos CMEIs. Foi proporcionado um momento de "mesa redonda", onde a Doutora Claudete Closs e a pedagoga Patrícia Sesiuk puderam discutir sobre estratégias para organização de grupos de apoio à mães que amamentam.  Agradecemos a equipe do NRE SF pelo convite e pelo acolhimento!

Objetivos de aprendizagem para o trabalho com números e sistema de numeração.



Aos profissionais da Educação



O Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho, com o intuito de subsidiar o trabalho com o Conhecimento matemático na Educação Infantil, estabeleceu junto às equipes de escolas e CMEIs objetivos de aprendizagem para as crianças de 0 a 3 e de 4 a 5 anos que freqüentam as nossas unidades.
Este material é resultado do esforço das equipes na discussão e reflexão à partir da formação continuada, onde percebeu-se a necessidade de ampliação e aprofundamento dos objetivos de aprendizagens para o trabalho com números e sistema de numeração.
A validação desses objetivos ocorreu com a participação de todas as pedagogas de CMEI e Escolas no dia 03/05/2012. Solicitamos que a Equipe pedagógica administrativa reforce aos profissionais a consulta a esses objetivos para o aprimoramento das práticas que já são realizadas nas unidades.
Os objetivos de aprendizagem auxiliam na tomada de decisão pedagógica, na intencionalidade do planejamento dos profissionais da Educação Infantil e no acompanhamento das práticas que articulam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil (Caderno de objetivos, 2008).



Bom trabalho a todos!

Pedagogas da Educação Infantil NRE- PN


Área de formação humana: Conhecimento matemático
Objetivos de aprendizagem para o trabalho com números e sistema de numeração

0 a 3 anos

          Vivenciar situações e contextos onde os números são utilizados na sociedade;
          Fazer uso dos objetos do cotidiano (telefone, calculadora, relógio, etc), em brincadeiras de faz de conta, demonstrando conhecimento de sua função social;
          Participar e realizar récita numérica a partir de situações lúdicas e cotidianas;
          Vivenciar situações de registro numérico em que o educador seja escriba;
          Utilizar diferentes formas para registrar quantidades a partir do MIII;
          Realizar registros numéricos com ou sem referência de forma contextualizada;
          Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos utilizando as palavras mais, menos e igual;
          Consultar quadro numérico como referência para a notação numérica; (à partir do Maternal III)
          Identificar portadores numéricos utilizando-os em situações do cotidiano;
          Vivenciar  jogos enquanto cultura humana;
          Conhecer as diferentes categorias de jogos; percurso, preenchimento, estratégia, cooperativos, memória) e seus procedimentos.

4 a 5 anos

          Identificar e utilizar os números em diferentes contextos;
          Realizar récita numérica a partir de situações lúdicas e do cotidiano;
          Realizar registro numérico com ou sem referência de forma contextualizada;
          Utilizar diferentes formas para registrar quantidades;
          Vivenciar situações do cotidiano visando o ampliar o repertório através da linguagem matemática (mais, menos, igual, sobrou, faltou);
          Utilizar diferentes portadores numéricos como forma de consulta;
          Ampliar repertório de jogos enquanto cultura humana;
          Jogar com autonomia as diferentes categorias de jogos;
          Participar da elaboração e construção de jogos;


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Conhecimento Matemático!



         Na última quinta-feira pedagogos de CMEIs e Escolas validaram objetivos para o trabalho com o Conhecimento Matemático. Publicaremos aqui no blog e enviaremos para as Unidades em breve, para que comecem a utilizá- los incluindo no Planejamento e fazendo parte das reflexões no trabalho com os números e o sistema de numeração. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Encontro de Pedagogos!

Dia 03/05/2012 vamos validar os objetivos para o trabalho com o conhecimento matemático! Pela manhã às 8:30 horas no Auditório da Rua da Cidadania e a tarde às 14 horas no Auditório da Escola Municipal Tomaz Edison.
Deverão comparecer pedagogos de Escolas e CMEIs em seus respectivos turnos de trabalho. Contamos com a presença de todos!