Aos profissionais da Educação
O Núcleo Regional de
Educação do Pinheirinho, com o intuito de subsidiar o trabalho com o
Conhecimento matemático na Educação Infantil, estabeleceu junto às equipes de
escolas e CMEIs objetivos de aprendizagem para as crianças de 0 a 3 e de 4 a 5 anos que freqüentam as
nossas unidades.
Este material é resultado
do esforço das equipes na discussão e reflexão à partir da formação continuada,
onde percebeu-se a necessidade de ampliação e aprofundamento dos objetivos de
aprendizagens para o trabalho com números e sistema de numeração.
A validação desses
objetivos ocorreu com a participação de todas as pedagogas de CMEI e Escolas no
dia 03/05/2012. Solicitamos que a Equipe pedagógica administrativa reforce aos
profissionais a consulta a esses objetivos para o aprimoramento das práticas
que já são realizadas nas unidades.
Os objetivos de
aprendizagem auxiliam na tomada de decisão pedagógica, na intencionalidade do
planejamento dos profissionais da Educação Infantil e no acompanhamento das
práticas que articulam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil (Caderno de
objetivos, 2008).
Bom trabalho a
todos!
Pedagogas da
Educação Infantil NRE- PN
Área de formação humana: Conhecimento
matemático
Objetivos de aprendizagem para o
trabalho com números e sistema de numeração
0
a 3 anos
|
•
Vivenciar situações e contextos onde os números são
utilizados na sociedade;
|
•
Fazer uso dos objetos do cotidiano (telefone,
calculadora, relógio, etc), em brincadeiras de faz de conta, demonstrando
conhecimento de sua função social;
|
•
Participar e realizar récita numérica a partir de
situações lúdicas e cotidianas;
|
•
Vivenciar situações de registro numérico em que o
educador seja escriba;
|
•
Utilizar diferentes formas para registrar quantidades a
partir do MIII;
|
•
Realizar registros numéricos com ou sem referência de
forma contextualizada;
|
•
Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos
utilizando as palavras mais, menos e igual;
|
•
Consultar quadro numérico como referência para a
notação numérica; (à partir do Maternal III)
|
•
Identificar portadores numéricos utilizando-os em
situações do cotidiano;
|
•
Vivenciar jogos
enquanto cultura humana;
|
•
Conhecer as diferentes categorias de jogos; percurso,
preenchimento, estratégia, cooperativos, memória) e seus procedimentos.
|
4 a 5 anos
|
•
Identificar e utilizar os números em
diferentes contextos;
|
•
Realizar récita numérica a partir de
situações lúdicas e do cotidiano;
|
•
Realizar registro numérico com ou sem
referência de forma contextualizada;
|
•
Utilizar diferentes formas para
registrar quantidades;
|
•
Vivenciar situações do cotidiano
visando o ampliar o repertório através da linguagem matemática (mais, menos,
igual, sobrou, faltou);
|
•
Utilizar diferentes portadores
numéricos como forma de consulta;
|
•
Ampliar repertório de jogos enquanto
cultura humana;
|
•
Jogar com autonomia as diferentes
categorias de jogos;
|
•
Participar da elaboração e construção
de jogos;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário