sexta-feira, 18 de maio de 2012

Objetivos de aprendizagem para o trabalho com números e sistema de numeração.



Aos profissionais da Educação



O Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho, com o intuito de subsidiar o trabalho com o Conhecimento matemático na Educação Infantil, estabeleceu junto às equipes de escolas e CMEIs objetivos de aprendizagem para as crianças de 0 a 3 e de 4 a 5 anos que freqüentam as nossas unidades.
Este material é resultado do esforço das equipes na discussão e reflexão à partir da formação continuada, onde percebeu-se a necessidade de ampliação e aprofundamento dos objetivos de aprendizagens para o trabalho com números e sistema de numeração.
A validação desses objetivos ocorreu com a participação de todas as pedagogas de CMEI e Escolas no dia 03/05/2012. Solicitamos que a Equipe pedagógica administrativa reforce aos profissionais a consulta a esses objetivos para o aprimoramento das práticas que já são realizadas nas unidades.
Os objetivos de aprendizagem auxiliam na tomada de decisão pedagógica, na intencionalidade do planejamento dos profissionais da Educação Infantil e no acompanhamento das práticas que articulam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil (Caderno de objetivos, 2008).



Bom trabalho a todos!

Pedagogas da Educação Infantil NRE- PN


Área de formação humana: Conhecimento matemático
Objetivos de aprendizagem para o trabalho com números e sistema de numeração

0 a 3 anos

          Vivenciar situações e contextos onde os números são utilizados na sociedade;
          Fazer uso dos objetos do cotidiano (telefone, calculadora, relógio, etc), em brincadeiras de faz de conta, demonstrando conhecimento de sua função social;
          Participar e realizar récita numérica a partir de situações lúdicas e cotidianas;
          Vivenciar situações de registro numérico em que o educador seja escriba;
          Utilizar diferentes formas para registrar quantidades a partir do MIII;
          Realizar registros numéricos com ou sem referência de forma contextualizada;
          Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos utilizando as palavras mais, menos e igual;
          Consultar quadro numérico como referência para a notação numérica; (à partir do Maternal III)
          Identificar portadores numéricos utilizando-os em situações do cotidiano;
          Vivenciar  jogos enquanto cultura humana;
          Conhecer as diferentes categorias de jogos; percurso, preenchimento, estratégia, cooperativos, memória) e seus procedimentos.

4 a 5 anos

          Identificar e utilizar os números em diferentes contextos;
          Realizar récita numérica a partir de situações lúdicas e do cotidiano;
          Realizar registro numérico com ou sem referência de forma contextualizada;
          Utilizar diferentes formas para registrar quantidades;
          Vivenciar situações do cotidiano visando o ampliar o repertório através da linguagem matemática (mais, menos, igual, sobrou, faltou);
          Utilizar diferentes portadores numéricos como forma de consulta;
          Ampliar repertório de jogos enquanto cultura humana;
          Jogar com autonomia as diferentes categorias de jogos;
          Participar da elaboração e construção de jogos;


Nenhum comentário:

Postar um comentário