SÍNTESE DO 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – ESCOLAS E CMEIs
19/05/2011
Iniciamos a reunião, com o momento cultural: O LIVRO DA MITOLOGIA- HISTÓRIA de DEUSES E HERÓIS. A pedagoga falou um pouco sobre a biografia do autor do livro (Thomas Bulfinch), na sequência observamos imagens de obras de diferentes artistas, como: Deusa Minerva, Vênus (a deusa do amor e beleza), Mercúrio, Baco (deus do vinho), Pã (deus dos rebanhos e dos pastores), os sátiros, divindades do bosque, Apolo e Dafne, Minotauro, Perseu e Medusa, Prometeu e Pandora.
Em seguida, a pedagoga fez uma leitura sobre o Olimpo, fazendo referência às imagens que tínhamos visto, explicando sobre algumas delas então, seguiu com a leitura Prometeu e Pandora, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre a origem da “caixa de Pandora” e a origem da mitologia grega: teoria escritural, histórica, alegórica e física.
Na sequência, pedagoga do CEI José Lamartine fez a leitura do encontro anterior. Em seguida, explanou-se os objetivos do encontro desta data.
A proposta de trabalho, em grupo com o material recebido foi discutido:
-Quais saberes são necessários à criança para iniciar o jogo?
-Quais aprendizagens proporciona?
- No momento da rotina, o jogo pode ser realizado?
-Está inserido em alguma modalidade de trabalho?
- Como será feita a organização do espaço?
O trabalho continuou, com a divisão do grande grupo em pequenas equipes, onde a proposta de trabalho foi refletir em como utilizar o material nas questões que foram propostas.
Foi discutido as diferentes maneiras de se utilizar o material, transformando-o em jogo, com regras, objetivos, o que nos leva a refletir: será que em nossas unidades estamos fazendo uso adequado dos materiais disponíveis? Usamos os materiais simplesmente como objetos manipulativos, ou fazemos uso desses materiais enquanto jogo?
Ressaltou-se a importância de se trabalhar com o jogo em atividade dos cantinhos, apenas quando a turma já o domina.
Demos início às apresentações, onde as equipes colocaram ao grande grupo o objetivo do jogo analisado, análise do material, qualidade, como fazer uso do material disponível, utilizando-o como jogo, e não simplesmente apenas como brinquedo, e assim começar a inserir possibilidades: regras, postura de jogador, entre outros conceitos.
Lembrando que deve-se refletir muito sobre o material e onde queremos chegar.
Em seguida, discutimos sobre os jogos de preenchimento: valorização de uso do dado, na medida em que envolve contagem, esperar a vez de jogar, lidar com a frustração de não ter o resultado esperado, convivência.
Para possibilitar, o acesso aos jogos de preenchimento, a professora deve conhecer as características da categoria, conhecer exemplos de jogos de preenchimento, confeccionar os jogos, desenvolver ações para conservar e ampliar o acervo, socializar encaminhamentos.
Na sequência, a proposta de trabalho foi a confecção de um jogo de preenchimento. Após 40 min, as equipes iniciaram as apresentações, onde explicaram os objetivos dos jogos criados. As pedagogas do núcleo, ressaltaram a importância dos cuidados com os jogos, no momento da organização, ao armazená-lo, assim já trabalhando com a criança a apropriação de diferentes conceitos, como a responsabilidade e o cuidado com os materiais.
Devemos criar a “pauta de observação” (instrumento de auxílio usado como apoio de observação) criada no momento do planejamento do jogo, onde auxiliará o professor a analisar o grupo diante daquele jogo.
ESCOLA HELENA KOLODY
Nenhum comentário:
Postar um comentário