quarta-feira, 1 de junho de 2011

Síntese do 1º Encontro de Formação - Escolas


Síntese do 1º  Encontro de Formação: Escolas
17/02/2011


Em 17 de fevereiro de 2011, ocorreu o 1º encontro de Formação com pedagogas e professoras das escolas com Educação Infantil e pedagogas de CMEI do período da tarde, o encontro aconteceu nas dependências da Escola de Educação Especial Tomaz Edson.
Iniciou-se com a apresentação da equipe pedagógica responsável pela formação na Educação Infantil do Núcleo Regional do Pinheirinho e apresentação dos participantes das escolas e CMEIs.
No momento cultural a pedagoga Ana Cristina nos convidou a participar do jogo: Torres de Hanói via on line, mostrando ainda que há inúmeros sites trazendo diversas proposta de jogos para várias faixas etárias.
 Dando continuidade a pedagoga Cleonice falou da dinâmica das pedagogas de escola, que devem dispor no mínimo de 12 horas mensais para a Educação Infantil.
A pedagoga Regiane mostrou todos os documentos disponibilizados pela Secretaria de Educação e que todas as instituições devem possuir e utilizá-los no seu dia a dia, as instituições que não tiverem algum dos documentos apresentados deverão solicitar ao Núcleo.
A pedagoga Adriana retomou as Modalidades Organizativas, explicitando cada uma delas, começando pelo Projeto Didático: Que possui objetivos claros no planejamento e tempo previsto para seu início e fim; geralmente parte do interesse das crianças sobre o assunto; envolve atividades de pesquisa, sistematização e socialização de conhecimentos; tem propósito didático, comunicativo ou social em função do produto final. Em seguida falou sobre a Seqüência Didática: Que são ações orientadas e planejadas em um período estabelecido; possui objetivo e aprofundamento nas ações e saberes. Partindo para as Situações Ocasionais que como o nome sugere, ocorrem pontualmente, por exemplo, a Copa do Mundo, finalizando com as Atividades Permanentes que se refere às ações pedagógicas realizadas regularmente, no transcorrer de todo o ano e podem ser diárias, semanais, quinzenais, abordando ainda a diferenciação entre Atividades Permanentes e Elementos de Rotina.
A pedagoga Cleonice retomou a fala sobre o foco formativo desse ano que é o Pensamento Lógico-matemático, ressaltando que o trabalho com jogos é tão relevante para o Pensamento Lógico-matemático, quanto a Literatura para a Leitura. Portanto, a meta a se atingir na Rede em 2011, é: “Que as crianças joguem e joguem bem”.
Neste contexto, abordou-se a importância de se conhecer os jogos, respeitar as regras e propor desafios adequados a cada faixa etária, considerando as necessidades dos parceiros e organizações dos espaços. Para utilizar o jogo como estratégia, enquanto artefato cultural, preciso saber o jogo, ser jogador e conhecedor do jogo, para tanto o jogo deve estar incorporado a nossa rotina. A proposta inicial com jogos deve despertar encantamento, sendo interessante disponibilizarmos repertório, sem o furor pedagógico, pois esse é o momento de explorar, conhecer e jogar, lembrando da importância de não apresentar o jogo uma vez só para a criança, mas sim por repetidas vezes viabilizando assim que as crianças discutam e testem suas hipóteses.
Através do planejamento e registro do trabalho com os jogos, no momento de formação temos oportunidade de refletir e discutir, sobre as práticas realizadas na sala.
Por fim foi disponibilizado um tempo para que pudéssemos explorar e jogarmos alguns jogos.
Para o próximo encontro, contar algumas experiências do trabalho com jogos das crianças.

Elessandra Ávila
CMEI Monteiro Lobato

                                              
           
           


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