Expandir, reinventar, inverter a lógica, sair da rotina, diversificar... foi com este convite para nos encontrarmos em um lugar diferente este mês, para realizar a formação com as professoras e pedagogas de escolas do PN.
Juntos, na Associação Sede de Campo do HSBC no Tatuquara, pudemos pensar os objetivos:
- Refletir a organização do cotidiano, considerando as dimensões:
interacional, espacial e funcional dos ambientes de aprendizagem;
- Ampliar o entendimento sobre o potencial do imaginário infantil a
partir da sensibilização do adulto, a fim de enriquecer os contextos e enredos
do brincar.
Contamos com a presença generosa e talentosa da professora Rosângela do Departamento de Educação Infantil, para somar às nossas reflexões. Ela trouxe um pouco do seu trabalho construído com as crianças no ano anterior na EM Wenceslau Braz com cantos de atividades diversificadas e inspirou possibilidades, no exercício de analisar um bom modelo e relacionar com a realidade singular de cada escola, de cada professora, de cada criança, no coletivo formado pelas diversidades.
E através do envolvimento dos adultos, a proposta foi de adentrar o universo criativo, num contexto pensado a partir da valorização do sensível, das dimensões dos ambientes de aprendizagem e nas interações, brincar!
Imagem da proposta da professora Rosângela em sua turma |
Ao pensar a prática das crianças do Pré da professora Rosângela, resgatamos as ideias de Daniela Guimarães, Zilma Ramos para questionar diante do cotidiano do brincar na escola, o que já se estabelece e tem continuidade e o que ainda vemos como algo a conquistar...
“É importante
enfatizar que o modo próprio de comunicar do brincar não se refere a um
pensamento ilógico, mas a um discurso organizado com lógica e características
próprias, o qual permite que as crianças transponham espaços e tempos e
transitem entre os planos da imaginação e da fantasia explorando suas
contradições e possibilidades.” (Borba)
Então, que as reflexões pautadas no brincar das crianças e desse momento vivido na formação, alcancem a transformação de nossas práticas considerando condições no cotidiano para contemplar crianças que dentre a multiplicidade de expressões:
•Realizam
escolhas, imaginando, criando e recriando novos contextos em suas brincadeiras;
•Exploram,
investigam, brincam e compartilham experiências com mais autonomia;
•Se divertem com a plasticidade que cada objeto proporciona.
•São protagonistas em suas ações.
Nosso carinho e gratidão à professora Rosângela e as crianças do Pré e as que ainda habitam em nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário