domingo, 27 de novembro de 2016

DIREITO À INFÂNCIA NAS ESCOLAS


Nosso  encontro de formação de novembro com as escolas teve como objetivo olhar para o percurso, celebrar e replanejar...

O percurso foi visualizado através do compartilhamento do processo da escola São Mateus representado pela professora Magali e as crianças da turma do Pré. Um percurso que relata a escuta  ativa, olhar sensível  que busca investigar a infância e o cotidiano infantil da instituição em um protagonismo compartilhado.

PROTAGONISMO COMPARTILHADO


Diante da estratégia da análise de bom modelo, professoras e pedagogas puderam conhecer mais a respeito da teoria trazida por Gabriel Junqueira e que fundamentou a investigação e planejamento da professora Magali. Destaca-se na sua caminhada, os diálogos frequentes e com sentido para a turma, tornando-se verdadeiras assembleias permeadas pelas questões do brincar nos CADs e apoiadas nas práticas diárias.
Nesta busca, os espaço físicos vêm sendo transformados em ambientes vividos valorizando as relações:
  “...se considerarmos uma criança ativa, exploradora e criadora de sentido, é preciso pensar um espaço e um educador que deem apoio aos seus movimentos, que incentivem sua autoria e autonomia, que contribuam para a diversificação de suas possibilidades.”
                                                                                                                  Daniela Guimarães


Então, mobilizados a saber mais, é indispensável pensar em como tornar a escola num espaço de encontro das crianças e dos adultos, promovendo relações e garantindo momentos de relação individual. 

Muitas provocações convidaram a um rever-se e revisitar-se...



E considerar a criança como sujeito potente, protagonista, criativa, portadora do novo e capaz de realizar escolhas e criar em diferentes momentos vividos na instituição. Magali ressaltou a criação de jogos, motivação que surgiu no curso "Crianças criando jogos de percurso", como legitimação dessa concepção de criança que deixou de estar somente na escrita das Diretrizes e ganhar vida na ação dos adultos e crianças do Pré da EM São Mateus.



A parceria com a professora Carol do turno da tarde, que com sua turma ocupam o mesmo espaço de sala, foi outro fator relevante que promoveu trocas e ampliação de saberes sobre as infâncias, em meio a diálogos que revelaram como cada grupo de crianças dava significados aos ambientes e elementos utilizados por ambos.





Novos voos se aproximam, novos desafios e novas conquistas sempre com uma escuta ativa buscando o protagonismo compartilhado. Considerando o percurso formativo percorrido, possibilitando a infância em nossas unidades, promovendo encontros, experiências, produzindo e transformando culturas.
Com concepções que norteiam nossa caminhada...















Na continuidade fortalecida pela professora Magali através das palavras de Madalena Freire, nos colocamos como pares neste caminho...


 [...] o que tenho observado, sentido nas crianças (e em mim), como reflexo do nosso trabalho, é um grande entusiasmo, os desafios sendo enfrentados com alegria e prazer. O que nos dá a certeza de que a busca do conhecimento não é, para as crianças, preparação para nada, e sim vida aqui e agora.


                (FREIRE, 2007,P.50)




Nenhum comentário:

Postar um comentário