terça-feira, 24 de março de 2015

Encontro de Formação CMEIs MARÇO/2015


                               


Reencontro sempre em busca do melhor...
                                                                    Vamos que vamos!!!!

         Continuando a caminhada que considera a Educação Infantil  digna de estar sempre em discussão, estudos e reflexões que favoreçam o avanço na qualidade da infância e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos, as equipes de pedagogos e gestores de CMEIs participaram na semana passada do
                                                      1o Encontro de Formação de 2015




               Pedagogos e diretores puderam conhecer os focos formativos que serão abordados durante o ano, discutir sobre a elaboração do Plano de Formação da unidade e usufruir da socialização do trabalho de Relações Naturais desenvolvido no CMEI referência do Avisa Lá em 2014/2015 - Jardim Paraná, com a colaboração da pedagoga Rubiane Fratti Machado.


              A participação da Katia e da Fátima da Rede de Proteção também trouxe importantes orientações e informações de encaminhamentos com o trabalho em 2015, sempre pensando no melhor para as crianças!


No segundo dia do encontro, agora com os pedagogos, 
                                                                   exercitamos ainda mais a prática 
                                                                                                      de uma rede colaborativa!

               Foi a vez da pedagoga Alessandra, do CMEI Santa Rita enriquecer e motivar experiências... ao trazer carinhosamente a Manu, sua porquinha da índia de estimação e desenvolver uma proposta que desencadeou valiosas reflexões sobre Relações Naturais e aspectos relevantes a serem considerados nos planejamentos como a curiosidade, a observação, a investigação, conhecimento prévio, a pesquisa, a seleção de recursos significativos que acrescentem aos saberes iniciais, a escuta, os questionamentos, o levantamento de hipóteses, a diversidade, interações e a continuidade.




 "Para a Educação Infantil, é
muito importante refletir
sobre o que significa
adquirir experiência, porque
é na experiência que as
crianças se diferenciam
umas das outras, mais do
que por sua idade ou classe
social". (Silvana Augusto)



              E, para além do que já temos, do que já alcançamos, seguimos em busca da ressignificação das práticas com o trabalho de Relações Naturais, avançando para a reflexão sobre os planejamentos, deixando fluir as ideias, muitas e muitas ideias...



Agradecemos e ficamos imensamente contentes em poder contar com o trabalho de tantos profissionais competentes e comprometidos! 







domingo, 8 de março de 2015

Juntos somos mais!


“É importante ter claro que quem melhor conhece a criança são os pais (a família) e que o apoio deles ajuda o desenvolvimento do trabalho na instituição”. (Diretrizes Curriculares para Educação Municipal de Curitiba EI – Vol 2).


     E é com este entendimento, aliado à acolhida e parceria que as unidades da Regional Pinheirinho realizam ações de integração em momentos especialmente planejados com equipe do CMEI para as crianças e suas famílias. 

    Algumas das práticas aconteceram nos últimos sábados, contemplando orientações, troca de ideias, participação, vivências e marcantes interações...

CMEI Monteiro Lobato - Sábado de Integração

CMEI Monteiro Lobato














Fundamental...
Não só porque assim os pais podem compreender o trabalho que está sendo feito – como as crianças se relacionam entre si e com os adultos, aproveitando e conhecendo mais sobre os materiais pedagógicos, espaços, a qualidade, quais princípios e diretrizes orientam a ação da instituição, qual seu projeto pedagógico –, mas também porque permite que o CMEI conheça e aprenda também com os familiares.



Revitalizando o espaço externo
no CMEI


Gramados

          Um momento precioso para a adaptação da criança, fase imprescindível para a troca de conhecimentos entre pais -equipe e para a constituição de laços de confiança entre as partes.

    No CMEI Rurbana, a proposta teve início abordando com as famílias alguns compromissos importantes, seguida da apresentação do material usado pelas equipes para organizar as atividades pedagógicas que são planejadas semanalmente _ Roteiro Semanal.












 Acompanhados pelas crianças, os adultos vivenciaram uma atividade permanente nas salas de referência de seus filhos...

Navegando num convidativo mar de livros...

Trilhando juntos um caminho de diversão!




Brincar e gostar, é só começar!

O Berçário I preparou um espaço especial para a Leitura e Contação de histórias, o Berçário II dentre riscantes e suportes convidou a desenhar, os jogos desafiaram a participação no Maternal I, no Maternal II a proposta que contagiou foi movimentar-se,  o bate-papo na Roda de Conversa foi assunto no Maternal III e a turma do Pré dispôs cantos de atividades diversificadas à escolha para a brincadeira rolar solta. 




sexta-feira, 6 de março de 2015

Qual é a dúvida?

         Ontem tivemos nosso primeiro encontro de formação com as pedagogas e professoras das escolas com Educação Infantil. O objetivo foi refletir sobre a concepção de Educação Infantil, a organização de tempos e espaços, além da funcionalidade dos elementos que compõem o ambiente educativo.
          Foi um momento de importantes reflexões que mobilizou o grupo a pensar sobre os encaminhamentos iniciais, levando em conta as orientações das Diretrizes Curriculares que nos propõe uma concepção de criança que é protagonista, autônoma, na qual precisamos acreditar mais, o que reflete na forma de planejar, que já não é centrada no adulto, mas que revê seu olhar, sua escuta para com essa criança.



       Em grupos menores as profissionais discutiram sobre contextos propostos, que envolviam situações reais de uso dos elementos de consulta, fazendo-as perceberem os saberes e não saberes que possuem sobre a funcionalidade dos materiais em sala. O encontro foi bastante produtivo, interativo, com muitos questionamentos e muitas dúvidas foram esclarecidas.















Agradecemos a presença de todas e esperamos que os próximos encontros sejam tão ricos em discussões quanto esse. Até lá!  


quinta-feira, 5 de março de 2015

Formação para além da informação!

    
   Na sexta-feira  (27-02) as gestoras de CMEIs pela manhã e as gestoras das escolas, a tarde, tiveram a primeira reunião administrativa de 2015.  As profissionais foram recebidas com o café com poesia. 









         

         



 

          

         Além de alimentar o corpo, promover encontros, o café alimentou a alma com a leitura de poesias como a de Clarice Lispector:


          

          

       Com uma pauta também recheada Michele, nossa chefe de NRE, trouxe discussões importantes sobre o início das atividades, falando do acolhimento as crianças, profissionais e famílias e a qualidade do ambiente educativo.Várias questões administrativas abordadas como: contrato com terceirizadas, calendário, Projeto Conhecer para Prevenir, Obras e Manutenção, Uso de redes sociais e RH(com a presença das competentes Sonia e Inajara).


          Claro que não poderíamos deixar de reforçar questões pedagógicas como: Brinca Curitiba - Concurso de construção de brinquedos, Aniversário do Mama Nenê, Plano de Ação, Projeto Político Pedagógico, Participação no espetáculo Regina Vogue , Avisa Lá e nosso agradecimento em nome da secretária e diretora de departamento pela atuação das equipes na SEP, que foi muito produtiva e rica em discussões.

 
       














             Dia 03-03, na reunião administrativa com o Departamento de Educação Infantil, foi possível rever as orientações iniciais, demonstrando o alinhamento DEI-NRE essencial para nosso trabalho. 
           Questões novas como o ofício 05-2015, serão posteriormente discutidos em reunião regional. Lembrando que as fichas padronizadas deverão estar em uso a partir da segunda-feira. Qualquer dúvida, por favor, nos encaminhem.