No segundo encontro do curso "Conhecer para Integrar", oferecido para os professores de pré, 1º ano e pedagogas das escolas com Educação Infantil, retomamos o conceito de Integração pensando nas expectativas trazidas pelos participantes e aprofundamos os estudos em organização de tempos e espaços nas instituições.
Momentos de reflexão em grupo permitiram que compartilhassem como estão organizados os tempos e espaços escolares dentro de suas realidades, conhecendo um pouco mais as especificidades de cada etapa de atendimento. Imagens foram utilizadas para ilustrar as iniciativas que as unidades tem na busca pela organização de espaços.
Para demonstrar uma prática de sucesso no uso compartilhado de espaços, tivemos o relato das professoras Karin (turma de pré) e Josilene (1º ano) que utilizam a mesma sala na E.M Santa Ana Mestra e contaram o processo de organização de espaço para atender os objetivos de ambas.
A parceria entre as professoras e o olhar atencioso da E.P.A resultou em um espaço funcional, agradável e que favorece a aprendizagem das crianças. A turma do pré faz a leitura com a professora dos textos expostos na sala, produzidos pelo primeiro ano e estes utilizam o canto da leitura e os brinquedos da turma do pré, ou seja, as crianças são as maiores beneficiadas com o processo de integração.
Parabéns meninas pelo trabalho e obrigada por compartilharem sua experiência valiosa!
Muito bom podermos compartilhar a experiência da nossa escola com as demais equipes. Obrigada pelo convite!
ResponderExcluirKarin