Através das Metas para o Brincar: foco formativo desse ano, podemos perceber o trabalho já realizado nos CMEIs e Escolas com Educação Infantil.
Acompanhe a partir das ilustrações, um fragmento do trabalho que ocorre em nossas unidades. Sabemos que até o término do ano, outros trabalhos vão compor esse acervo.
- Profissionais envolvidos em estudos, reflexão, planejamento de tempo, espaços, materiais, desenvolvimento das brincadeiras e registros sobre o brincar;
- Acervo ampliado de brinquedos (comprados e confeccionados) considerando as diferentes culturas e materiais na promoção das brincadeiras infantis;
![]() |
| E.M Osvaldo Arns |
- O trabalho realizado sobre o brincar e sua importância no desenvolvimento infantil compartilhado com profissionais e as famílias;
- Famílias envolvidas na promoção das brincadeiras infantis (confeccionam brinquedos com materiais alternativos, considerando os critérios de segurança e qualidade, brincam junto, valorizam o brincar das crianças);
- Espaços externos com diferentes propostas, brinquedos e materiais ao alcance das crianças para que possam imaginar e criar suas brincadeiras;
- Tempos organizados para a criança brincar livremente, aprender brincadeiras novas, conversar sobre brincar e as brincadeiras e tomar suas próprias decisões.
![]() |
| CMEI Hermes Macedo |
- Cantos de atividades diversificadas contextualizados e estruturados para as crianças brincarem;
![]() |
| EM Vila Zanon |
![]() |
| EM São Mateus |
![]() |
| CMEI São Carlos |
"As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação",














Nenhum comentário:
Postar um comentário