Através das Metas para o Brincar: foco formativo desse ano, podemos perceber o trabalho já realizado nos CMEIs e Escolas com Educação Infantil.
Acompanhe a partir das ilustrações, um fragmento do trabalho que ocorre em nossas unidades. Sabemos que até o término do ano, outros trabalhos vão compor esse acervo.
- Profissionais
envolvidos em estudos, reflexão, planejamento de tempo, espaços, materiais,
desenvolvimento das brincadeiras e registros sobre o brincar;
- Acervo ampliado de
brinquedos (comprados e confeccionados) considerando as diferentes culturas e
materiais na promoção das brincadeiras infantis;
|
E.M Osvaldo Arns |
|
CMEI Cajueiro |
|
E.M Margarida O. Dallagassa |
|
CMEI Xapinhal |
- O trabalho realizado
sobre o brincar e sua importância no desenvolvimento infantil compartilhado com
profissionais e as famílias;
-
Famílias envolvidas na promoção das
brincadeiras infantis (confeccionam brinquedos com materiais alternativos,
considerando os critérios de segurança e qualidade, brincam junto, valorizam o
brincar das crianças);
- Espaços externos com
diferentes propostas, brinquedos e materiais ao alcance das crianças para que
possam imaginar e criar suas brincadeiras;
|
EM Antonio Pietruza |
|
CMEI Fani Lerner |
- Crianças de diferentes
idades e turmas brincando de forma integrada;
|
Fani Lerner |
- Tempos organizados para
a criança brincar livremente, aprender brincadeiras novas, conversar sobre
brincar e as brincadeiras e tomar suas próprias decisões.
|
CMEI Hermes Macedo |
- Cantos de atividades
diversificadas contextualizados e estruturados para as crianças brincarem;
|
EM Vila Zanon |
|
EM São Mateus |
|
CMEI São Carlos |
"As crianças constroem o
conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e
com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade,
mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação",
Nenhum comentário:
Postar um comentário