terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chá com Poesia. Um belo convite realizado pelo CMEI Jardim Paraná!

Nas últimas décadas no Brasil, a fundamentação teórica aponta para necessidade de trabalhar na área de Língua Portuguesa o conhecimento com função social, isto é, fazer uso da língua de forma real, sem uso de falsos artifícios. Este pressuposto também cabe para educação infantil que durante muito tempo a reboque do ensino fundamental assumia como objetivo principal preparar para escrita e leitura. De acordo com a concepção atual de língua na perspectiva interacionista, a proposta da área de formação de linguagens: oral, escrita e leitura, só acontecerá na essência se for fruto de ação sistemática cotidiana. Neste sentido, compete aos professores / educadores de posse deste entendimento planejar o trabalho com esta área, incluindo diferentes gêneros textuais no uso real da língua.
As crianças só terão interesse de aprender a ler se alguém se preocupar muito em ler para elas. As poesias tocam o coração, falam na alma, declamá-las e escutá-las pode ser sem dúvida, um riquíssimo exercício de letramento, porque permite a interação, a troca, e é esta a real intencionalidade da língua. Um autor escreve com intencionalidade, pensa no público alvo e dissemina os seus pensamentos, mesmo sem estar presente fisicamente, interage, conta algo, mexe com o outro e espera uma resposta. Assim sendo, faz-se necessário resgatar a poesia como mais uma possibilidade de troca, uma brincadeira de faz de conta, por que é isto que ela proporciona o brincar com as palavras e também com o inusitado, levando emoções e inquietações.
Foi partindo dessas reflexões que nasceu o Chá com Poesia.
A intenção da proposta é de conhecer um autor / poeta através da leitura e declamação de poesias da sua autoria. O acesso, mais efetivo a este gênero textual, poderá contribuir com ampliação cultural dos educadores / professores, crianças, pais e comunidade, constituindo-se em uma prática real de leitura prazerosa, incentivando a todos os envolvidos a conhecerem ou revisitarem este gênero textual tão peculiar.(Pulcina)

Realizamos três encontros de formação, onde as crianças do pré puderam declamar suas poesias preferidas:



A equipe do CMEI Jardim Paraná nossos sinceros agradecimentos pela dedicação em realizar um trabalho de qualidade.Parabéns!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário