quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Encontro de Formação

Extra! Extra! 6º Encontro de Formação!

No dia 18 de agosto aconteceu o 6º Encontro de Formação de Escolas e no dia 23 de agosto o de CMEIs, nos dois momentos pudemos contar com a presença da pedagoga Vanessa Stedile, que nos emocionou com uma crônica de sua autoria, demonstrando que a sensibilidade diante do que a vida lhe proporciona é uma constante!

Nos dois encontros também discutimos sobre as características de duas categorias de jogos:
Memória: Formar pares através da lembrança do lugar de outra carta.


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É importante proporcionar às crianças para que elas estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.

Jogo de estratégia :nenhum movimento comandado ao acaso ou por sorte, o caminho percorrido pela estratégia do jogador e cada jogador examina a situação de vários ângulos antes de decidir aonde conduzir sua peça;


Essa categoria é excelente para as crianças começarem a ser capazes de descentrar seu raciocínio e coordenar diferentes pontos de vista.

No encontro com as escolas refletiu-se a partir do texto Jogo na Escola, de Lúcia Magalhães, onde pode-se discutir a importância do jogo enquanto estratégia para os conhecimentos matemáticos, sem deixar de lado a ludicidade presente e principalmente sem perder de vista o que já foi conquistado nas unidades, o jogo com valor em si mesmo, enquanto cultura humana.

No encontro com os CMEIs e CEIs, o texto utilizado foi o de Priscila Monteiro: As crianças e o Conhecimento Matemático, que está a disposição para download no site do MEC. A partir da leitura, levantaram-se importantes proposições, das quais destaca-se que nas instituições de Educação Infantil, convivem diversos enfoques didáticos apoiados em diferentes concepções, que às vezes são contraditórias, sendo necessário reconhecê-las, a fim de superá-las, instalando nas turmas uma atividade de certa maneira análoga as desenvolvidos pelos matemáticos na sua tarefa: fazer perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que sabe para experimentar, errar, analisar, comunicar procedimentos e resultados. O erro nessa concepção que buscamos é oportunidade de aprendizagem, não de exclusão! É levantar hipóteses e superar desafios!
É busca contínua pela ação-reflexão-ação!




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