quinta-feira, 3 de março de 2011

Encontro de Formação - CMEIs -28/02/2011



Neste dia ocorreu o 1º Encontro de Formação com diretoras e pedagogas dos CMEIs, onde também pudemos contar com a presença de alguns representantes dos CEIs conveniados, que neste ano foram convidados a participar no NRE dos Encontros de Formação, além da oferecida pelo Departamento da Educação Infantil.
           Nessa manhã tínhamos os seguintes objetivos de trabalho:

·        Expor o processo formativo do NRE/PN: encaminhamento;

·        Retomar o foco Formativo 2011;

·        Apresentar meta do Departamento de Educação Infantil;

Em relação à estrutura da formação, foi esclarecido que essa se dá de maneira alinhada com a formação que os Núcleos recebem do EEI e do Instituto Avisa-lá, através da acessoria da professora Virgínia. Os Núcleos por sua vez, tem a responsabilidade de organizar os encontros de formação no mesmo formato da Secretaria: Formação de 8 horas e 4 horas de supervisão. Destacando-se que as supervisões que o NRE/PN faz nas unidades estão vinculadas aos Encontros de Formação. O pedagogo da unidade tem a responsabilidade de enquanto formador, desenvolver com os profissionais um trabalho de reflexão contínua nas permanências e nos sábados pedagógicos, sem perder de vista o foco formativo, que em 2011 permanece a Área de Formação Humana: Pensamento Lógico-matemático.
Foi ressaltado para as equipes das unidades que o trabalho com jogos está para o Pensamento Lógico-matemático, assim como a Literatura está para a leitura. Portanto, tem-se uma meta a atingir na Rede em 2011: “Que as crianças joguem e joguem bem.”
Para fundamentar o trabalho com jogos, foi utilizada uma citação de Huizinga, na qual ele afirma que esses fazem parte de todas as fases da vida e estão na base do surgimento e do desenvolvimento da civilização, a ponto de definir a organização cultural das sociedades.
Ou seja, quando a criança joga, não apenas desenvolve a aprendizagem de conceitos relacionados à Área de Formação Humana: Pensamento Lógico-matemático, mas a identidade, a socialização, entre outras. No entanto, para desenvolvermos um trabalho com os objetivos da área que está sendo nosso foco formativo, faz-se necessário estabelecer nas unidades a cultura do jogo, sem “furor pedagógico”. O jogo é condição básica para aprendizagem dos conceitos matemáticos.
A forma como essa cultura estará sendo consolidada nas unidades se dará da seguinte forma em 2011:
·        Com jogos variados em estrutura, demanda de habilidades e estética;
·        Crianças sabendo usar e guardar todos os jogos;
·        Jogos identificados, guardados com facilidade de acesso e que criem desafios;
·        Profissionais que planejem registro de trabalho com jogos, socializando e discutindo essas propostas com os demais profissionais da unidade;
·        Espaços e tempo organizados conforme a experiência dos jogadores:
·        Cantos bem elaborados;
·        Outros momentos para jogar em diferentes espaços;
·        Criar horário de jogo para toda a unidade;
·        Colaboração na confecção de jogos:
·        Envolvimento das famílias nos momentos de jogo.
Como referência, foram indicados: uma reportagem do site da Revista Nova Escola sobre jogos, o livro Bem-Vindo, Mundo! Criança, cultura e formação de educadores, bem como os encaminhamentos realizados por nossa formadora Maria Virginia Gastalti, do Instituto Avisa-lá.


Regiane Laura Loureiro

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