segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Planta baixa - CMEI Dalagassa

           As estruturações do mapa do brincar estão cada vez mais criativas e repletas de riquezas.
       O CMEI Dalagassa optou por uma elaboração no formato de planta baixa da unidade, trazendo detalhes da cultura de brincadeiras de sua comunidade para posteriormente resgata-las nas formações com os profissionais, destacando a importância de olhar para o que as crianças já brincam possibilitando assim novas ensinagens e ampliação do repertório de brincadeiras.



       Agradecemos a pedagoga Alessandra que compartilhou mais uma de suas estratégias de formação!

Rumo ao 10º "Trocando as Malas"

          Concluímos nesta sexta-feira a tarde o 9º Trocando as Malas, cujo objetivo é divulgar as ações formativas das pedagogas em suas unidades.

         Na manhã de 17/10 foi a vez das seguintes unidades comunicarem:
  • CMEIs Cajueiro, Eraldo Kuster, Juril Carnasciali e Vó Anna
         





         No dia 18/10 (manhã e tarde) tivemos:
  • E.M Maria Zeglin, Dona Pompília, Osvaldo Arns, Santa Ana Mestra, Rio Bonito, CMEIs Caximba, Maria Gracita e São Carlos.
          




        A qualidade das apresentações retrata o investimento das pedagogas no processo formativo, (inclusive nas escolas, parabéns!) que atinge diretamente nossos profissionais e qualifica as práticas destes com nossas crianças.
          Um agradecimento especial a todas as pedagogas que comunicaram e aquelas que participaram como ouvintes, discutindo e comentando as propostas. Lembrando sempre que o "ouvinte de hoje, pode ser o comunicador de amanhã"!
       Patrícia Celli, nossa supervisora do DEI, nosso obrigada por compartilhar dessa experiência e nos "corujar".
          Já estamos pensando na versão 2014 do Trocando as Malas....até lá!
    
          

domingo, 20 de outubro de 2013

Mapa do brincar - CMEI Cajueiro

       As unidades do NRE PN estão a cada dia mais entusiasmadas e empenhadas com relação ao foco Brincar. Estão utilizando diferentes estratégias para o resgate das brincadeiras tradicionais e cultura local, sendo uma delas a elaboração do mapa do brincar.
       O CMEI Cajueiro elaborou um mapa  riquíssimo em detalhes.
     
       Esse mapa contempla as brincadeiras que os profissionais realizavam na infância, possui também uma descrição feita com a comunidade apresentando as observações das familias com relação as brincadeiras de seus filhos e o mais enriquecedor...brincadeiras que já foram proporcionadas as crianças dentro da unidade.
      Com esta reflexão, toda a equipe percebeu a importância do resgate das brincadeiras tradicionais, oportunizando assim diferentes propostas para os momentos de brincar.
       Parabéns a toda equipe!!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMPARTILHANDO PRÁTICAS FORMATIVAS


          Hoje (manhã e tarde) tivemos a continuidade do Trocando as Malas, que ocorrerá até o fim de semana. Foi um dia rico em experiências, tanto dos CMEIs quanto das Escolas.
          


          Pela manhã tivemos a alegria de compartilhar esse momento com Vera Dal Molin. Obrigada pela presença...sempre será bem vinda nas nossas propostas de trabalho.
         


         

 Agradecemos aos ouvintes participantes que enriqueceram esse momento e nossos comunicadores:
  • Rubiane do CMEI Jardim Paraná
  • Vanessa - CMEI Olga B. Prestes
  • Vanessa Barbara - CMEI Xapinhal
  • Evelin - E.M São Mateus
  • Nelly - E.M Antonio Pietruza
  • Rosana - E.M Vila Zanon
  • Monique - E.M Maria I. Zeglin
  • Daniele - CMEI Vó Anna

















Para quem perdeu o dia de hoje! Não se preocupe...amanhã tem mais.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

COMEÇOU HOJE...

          Estamos na 9ª edição do Trocando as Malas: momento realizado em pequenos grupos com as pedagogas de CMEIs e Escolas com EI. O Objetivo é a troca de experiências sobre o processo formativo nas unidades, apresentando um recorte do trabalho e as estratégias formativas utilizadas.
         A cada ano, as pedagogas trazem nas apresentações os princípios formativos com clareza e empoderamento. Hoje iniciamos com quatro apresentações:
        - Inês: CMEI Monteiro Lobato
        - Ana Paula: E.M. Leonel Brizola
        - Alessandra: CMEI Dalagassa
        - Karin: CMEI Erondy Silvério
        Parabéns meninas por socializarem suas esperiências!!!
       

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Processo de Formação

          Nosso blog tem como maior objetivo divulgar práticas bem sucedidas de formação e por isso gostaríamos de compartilhar a experiência de Fernanda - pedagoga do CMEI Dona Bertha.
          O foco escolhido por Fernanda neste ano foi literalmente a área de formação humana, pois gestante de 7 meses,vem realizando seu processo formativo com muito empenho e compromisso. Ser mãe exige permanência para estudo da rotina, atividade permanente diária de sonhar com o rostinho do seu bebê e elaboração de muitos projetos.
        Sabemos que muitas vezes o pedagogo precisa ser insistente para obter resultados significativos e Fernanda aplica essa estratégia para manter sua gestação de risco e em licença médica, dedica todo seu tempo para o foco escolhido.

          Parabéns Fernanda, em breve o Antonio Paulo vai chegar e como mesmo escreveu, numa linda carta a sua equipe do CMEI :  
"Antonio significa  "valioso", "de valor inestimável", "sem preço" e Paulo “pequeno”, ou seja, estou esperando a minha jóia pequena valiosa e sem preço".


        Saiba que para nós sua experiência de vida também tem valor inestimável e somos agradecidas pelo exemplo de "formação humana". 
            Felicidades!!!!
Finalizamos com um trecho da mensagem que dedicou aos profissionais do CMEI Dona Bertha:

"Aproveitem cada minuto, ... não percam tempo com ressentimentos e amarguras em vossos corações, libertem-se para vida e revejam vossas prioridades e escala de valores...