No Encontro de Formação com professoras e pedagogas das Escolas com Educação Infantil, as profissionais num primeiro momento refletiram sobre o conceito de Jogos de Preenchimento através da dinâmica de elaboração de um jogo desta categoria a partir do material oferecido pela equipe de NRE. As equipes apresentaram suas considerações e compartilharam no grande grupo.
Num segundo momento as profissionais confeccionaram em grupo a partir das indicações, um Jogo de Preenchimento, pensando no encaminhamento e quais aprendizagens ele possibilitaria as crianças. Lembrando sempre que o objetivo principal é apropriação de procedimentos de jogos pelas crianças: Saber Jogar e Jogar bem!
O resultado do trabalho nas oficinas vocês podem conferir nas imagens. Estes jogos já são parte do acervo de sugestões das profissionais para ser refletido nas unidades, pois como afirma Adriana Klisys no texto Escadas e Serpentes: “Assim como não se cria um texto sem boas referências, não é possível fazer jogos sem conhecê-los bem”.
Apresentando....
1- Varal
Materiais:
- Varal (barbante)
- Peças de roupas (vestido, calça, bermuda, saia...)
- Dado com as imagens das peças de roupas selecionadas;
Como jogar?
Cria-se critério para início de jogo. Cada participante lança o dado e coloca no varal a peça indicada. Quando o varal estiver preenchido recolher as peças do varal utilizando o dado para indicar sua ordem.
Materiais:
- Pratos de papelão para tabuleiro
- Copos descartáveis
- Dado de cores
Como jogar?
A criança lança o dado e preenche o prato com o copo que contém a cor correspondente ao dado. Quantidades variadas nas cores.
Materiais:
- Embalagem para pizza
- Cartões com os comandos ( 8 massas, 8 queijos e 8 tomates)
- Papelão para as fatias da pizza (massa, queijo e tomate)
Como jogar?
A criança pega uma ficha com o comando: se for massa inicia a montagem da sua fatia de pizza, se for outro comando aguarda, pois para montar a pizza precisa começar pela massa. Se for jogado coletivamente o objetivo será montar a pizza, então eu posso pegar um comando de tomate, por exemplo, e colocar na fatia do meu amigo que já possui a massa, queijo e só falta o tomate.
Materiais:
- Prato de papelão para tabuleiro (suporte para os peixes)
- Peixes feitos de papelão
- Vara de pescar
- Dado de cores
Como jogar?
A criança lança o dado e coloca o peixe da cor respectiva no lago. Depois de todos os peixes colocados, começa a pescaria, seguindo o comando das cores do dado.
Materiais:
- Boneca de papelão
- Peças de roupa para compor vestuário da boneca
- Cartões com desenho das peças de roupas
Como jogar?
Lança o dado e vai vestindo a boneca de acordo com a retirada dos cartões com os desenhos.
Materiais:
- Tabuleiro com protótipo das casas
- Cartões em formato de paredes e telhados
- Fichas com símbolos: parede e telhado
Como jogar?
A criança pega uma ficha e inicia a construção de sua casa. Se sair parede começa a construção, se sair telhado precisa aguardar retirar a ficha das paredes. Aquele que preencher os espaços de sua casa primeiro é o vencedor.
Materiais:
- Cones coloridos
- Tabuleiro com o castelo da princesa e espaços demarcados para construção da cerca
- Dado de cores
Como jogar?
A criança lança o dado e preenche os espaços do tabuleiro com os cones respectivos as cores do dado. O objetivo é que a princesa fique em segurança no castelo protegida pela cerca de cones.
A confecção de uma variação desse jogo já foi iniciada pela professora Maria Roseli da Escola Jurandyr Mockell. E o vai jogo começar!!
Parabéns a toda equipe que produziu e principalmente refletiu sobre os jogos de preenchimento. Assim mais um dia de formação aconteceu....
“(...) o futuro de quem ensina é sempre seguir aprendendo. Por isso é importante abrir espaços para que os profissionais exercitem sua palavra, se comuniquem, dêem voz às dúvidas, conquistas e desejos”.
(Bem-vindo, Mundo!)
Adorei! Parabéns!
ResponderExcluir