domingo, 3 de novembro de 2013

Colhendo e compartilhando os frutos!

                            "Quanto trabalho e resultados obtidos com o processo formativo!"

          Com esta frase, destacamos o fechamento das formações relacionadas as áreas realimentadas neste ano de 2013: Arte-percurso gráfico, Oralidade, Leitura e Escrita. Esse momento foi realizado com os CMEIs nos dias 29 e 30/10 sendo  rico pelas retomadas de princípios já trabalhados e a exposição de trabalhos efetivados nas unidades, uma verdadeira troca de experiências.
Valorização do percurso gráfico


          Iniciamos os encontros com reflexões sobre o desenvolvimento gráfico das crianças, onde foi possível visualizar práticas referente ao uso do caderno de desenho para ampliação do percurso gráfico, com a experiência da professora Arilda da Escola Osvaldo Arns, possibilidades de trabalho com o desenho realizado pelas profissionais do CMEI Erondy Silvério e o percurso formador da pedagoga Evani no CMEI Caximba.

CMEI Erondy Silvério

Escola Osvaldo Arns


          Em seguida ressaltamos os encaminhamentos possíveis no trabalho com o desenvolvimento da linguagem oral, destacando várias situações comunicativas. . O CMEI Monteiro Lobato compartilhou uma proposta de Oralidade enfatizando parlendas, que enriqueceu ainda mais a formação.
CMEI Monteiro Lobato


          Por fim, revisitamos a área de leitura destacando :  "Cada vez que um adulto lê para uma criança pequena é como fazer um convite para que ela ingresse no universo mágico da linguagem" ( Ana Lúcia Antunes) e isso foi possível de visualizar na prática realizada pelo CMEI Rurbana em: A outra Chapeuzinho...
CMEI Rurbana


Parabenizamos e agradecemos a todos os profissionais que participaram de alguma forma, garantindo assim o sucesso desse espaço formativo!!!





                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário