quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SAIBA O QUE ACONTECEU 27 E 28 DE AGOSTO!

          Os encontros de formação neste mês com os CMEIs, foram recheados de discussões e reflexões a partir das Metas sobre o Brincar para 2013 e da tematização de fotos dos Cantos de Atividades Diversificadas das unidades (enviadas previamente). 
          As profissionais (gestores e pedagogas), com olhar sensível a prática das unidades e críticos na qualificação das propostas puderam refletir sobre os avanços que já perceberam nos CADs e as sugestões para deixá-los ainda mais atrativos a brincadeira das crianças.






      









       Tivemos nesse primeiro dia de encontro a oportunidade de ouvir a educadora Patrícia do CMEI Vila Ipiranga que compartilhou o trabalho realizado na revitalização do canto a partir da escuta das crianças. 
     Gostaríamos novamente de agradecê-la pela disponibilidade de socializar conosco seu trabalho diário na turma do Pré, em parceria com as professoras: Francielle (M) e Josiane (T). Estendemos nosso muito obrigada a E.P.A pelo trabalho de formação realizado (Rafaele e Marluci).

             Já no segundo dia de formação com as pedagogas, discutimos sobre a proposta de integração nas unidades, ouvindo das pedagogas alguns exemplos de como eles ocorrem. Compartilhamos a importância de compreender o conceito de "Integração", onde as crianças possam realmente ter um espaço de convivência com os demais, ensinando e aprendendo com suas experiências. Nosso foco de formação permite enriquecer esses momentos de integração, pois através do Brincar muitas propostas podem ser planejadas. 
          O Departamento de Educação Infantil indica que estes momentos de integração sejam planejados para acontecerem no período da tarde. A proposta contemplada nos Parâmetros e Indicadores de Qualidade, uma vez por semana, deve ser ampliada gradativamente (dependendo da realidade de cada unidade) para três vezes na semana.
          Fizemos o convite para a participação no 7º Seminário Municipal de Educação Infantil e que venham os trabalhos!!!
         Para finalizar conversamos sobre o processo de Escrita a partir da perspectiva das crianças, experiência válida que não se encerra com o encontro. Nosso objetivo é perceber como as propostas de escrita estão sendo planejadas em nossas unidades.

          Agradecemos a presença e contribuições de todos que exercitam conosco a cada encontro o processo de formação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário