Ao participar de situações significativas de leitura, a criança aprende a função social da leitura, amplia seu vocabulário e constrói o comportamento leitor. Ao apreciar o momento da leitura a criança adquire também o comportamento de ouvinte e aprende a manifestar suas preferências.
Ao selecionar a história, o profissional precisa estar atento à faixa etária com que atua, ao interesse das crianças a as vivências que tiveram com a escuta de textos literários.
É importante observar que cada tipo sugere um encaminhamento específico. Há livros que o principal elemento é o texto. Há livros em que o texto e a imagem se completam.
Quando um livro apresenta um vocabulário desconhecido, a criança poderá compreender no contexto do enredo, sem a necessidade de parar a leitura e realizar explicações.
A organização do espaço colabora para que a criança sinta-se convidada à leitura, aguçando a curiosidade e o desejo em ouvir histórias.
O Departamento de Educação Infantil disponibilizou uma nova listagem de livros autorizados, para as crianças dos CMEIs.
Acesse o link abaixo e confira os títulos, no Portal Cidade do Conhecimento. http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/downloads/arquivos/8294/download8294.xls
Vale a pena conferir! São mais de 500 títulos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário