sábado, 9 de novembro de 2013

Dobradinha nos Auditórios

       Foi com muita honra e responsabilidade que a pedagoga Rafaele do CMEI Vila Ipiranga, dividiu espaço de comunicação com a Profª Maria Virgínia Gastaldi (consultora do Instituto Avisa Lá). 
      Vera Dal Molin abriu os trabalhos (no auditório lotado) socializando a programação do Seminário e convidando a todos a aproveitarem o evento da melhor forma possível!

 








    Rafaele e Profª Virgínia falaram sobre as conquistas e desafios do Brincar na Educação Infantil e a importância do processo formativo permeando essas aprendizagens.



      Em seu primeiro ano como pedagoga formadora, Rafaele demonstra variação de estratégias formativas, respeito aos profissionais da unidade e entendimento de que a formação é um processo contínuo, com constante revisitar as práticas. 
        Parabéns Rafaele...é um orgulho tê-la em nossa equipe! Concordamos com a Virgínia quando diz que você é preciosa...
          Nosso agradecimento se estende a todos os profissionais do CMEI Vila Ipiranga (especialmente ao Pré), pois como você mesma disse na apresentação, é graças a eles que podemos divulgar o trabalho.
        No momento aberto as perguntas, muitas dúvidas em relação a organização dos Cantos de atividades diversificadas com todas as crianças no início da manhã. Rafaele fez suas considerações juntamente com a Profª Virgínia, mentora da proposta:
   "Inicialmente até eu tinha dúvidas no desenvolvimento da proposta, contudo hoje vejo como é possível (com alguns ajustes necessários - E.P.A) e o benefício/eficácia da proposta para as crianças e profissionais", afirma Rafaele.       



         Esteve presente prestigiando a apresentação, nossa chefe de NRE - Michele. Obrigada pelo respaldo e valorização do trabalho da Educação infantil.

         Profª Virgínia esperamos aprender e compartilhar muitas aprendizagens com você no próximo ano. Até lá!!!









            

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Participação do PN no Seminário

          Agradecemos todas as unidades do NRE que compartilharam em modalidades diferentes suas práticas:
  • CMEI Fani Lerner e Escola Rio Bonito (pôsteres)
  • CMEI Parque Industrial, José Carlos Pisani, Erondy Silvério e São Carlos (exposições)
  • CMEI Monteiro Lobato, Rurbana - Escolas Osvaldo Arns e Santa Ana Mestra (comunicações)
    Os CMEIs têm seu espaço garantido no Seminário e o apoio incondicional da E.P.A (obrigada), contudo a participação das escolas é um diferencial nesse NRE. 
    Então queremos fazer um agradecimento especial as duas escolas que representaram muito bem a EI no Seminário.
    A vice diretora, a coordenadora e a pedagoga da Escola Osvaldo Arns prestigiaram a apresentação da professora do pré e a gestora da Escola Santa Ana Mestra, inclusive passou os slides da apresentação da sua professora com pedagoga. Verdadeira parceria nessas escolas...parabéns!

Escola Santa Ana Mestra

Escola Osvaldo Arns
 

7º Seminário Municipal de Educação Infantil

          Para você que não conseguiu apreciar o Seminário vamos contar um pouquinho do que aconteceu e se você esteve lá obrigada pela presença, está ajudando a construir e divulgar a trajetória da Educação Infantil em Curitiba!
          Não queremos fazer fuxico mais o Momento Cultural foi muito interessante com o grupo musical composto por 14 vozes femininas: "Fuxico de Moça".

          A abertura foi na Faculdade de Educação Superior do Paraná com a palestra de Paulo Sérgio Fochi: Notas para currículo na Educação Infantil - protagonismo. 
        Com linguagem simples, mas com grande referencial teórico Paulo relata que para ocorrer o protagonismo infantil, o adulto precisa rever postura, ser curioso e atencioso ao universo infantil. Autor da dissertação - "Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim? documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em contextos de vida coletiva", trouxe inúmeras colaborações para reflexão de práticas educativas com crianças menores. Se quiser saber mais visite o blog: catadoresdaculturainfantil, vale a pena conferir...
          Depois dessa manhã de aprendizagens, o show ficou por conta das unidades, com exposições de trabalhos, pôsteres e comunicações no Centro de Capacitação. Muitas visitas foram registradas.


          O trabalho com as experiências em Relações Naturais foi destaque, bem como a pesquisa sobre temáticas variadas: esqueleto, tartarugas marinhas, Efigênia Rolim e até o rei do Baião: Luiz Gonzaga. Parabéns as equipes dos nove NREs responsáveis por todos os trabalhos compartilhados.




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Aquecendo os motores...

Seminário de Educação Infantil

CMEI São Carlos
          Amanhã inicia-se mais um Seminário da Educação Infantil que valorizará as aprendizagens infantis e o trabalho desenvolvido pelos profissionais. 
         Hoje a manhã foi agitada para algumas unidades do NRE PN!  Iniciou-se a montagem das exposições e aqui vai um pedacinho do que poderão visualizar nesses 3 dias.
Muito trabalho...


Mas no final...

CMEI Erondy Silvério

CMEI Parque Industrial


CMEI José Carlos Pisani






Vamos prestigiar as nossas Escolas e CMEIs...

Segue cronograma:

Evento: 7.º Seminário Municipal de Educação Infantil
Data da abertura oficial: 05 de novembro de 2013
Horário: 8h às 12h
Local: Faculdade de Educação Superior do Paraná
Rua: Dr. Faivre, 141 – Centro.
Programação:
05/11 - 13h30 às 17h30 – Centro de Capacitação
06 e 07/11 - 8h às 12h e 13h30 às 17h30 – Centro de Capacitação
- Apresentação de comunicações, exposições e pôsteres de CMEIs, CEIs Conveniados e
Escolas com turmas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino, de outros
Municípios e de instituições convidadas

domingo, 3 de novembro de 2013

Refletindo sobre sequência de leitura

      

                O 7º encontro de formação com as escolas teve como objetivo refletir sobre os princípios das áreas de formação oralidade e leitura. A partir de discussões sobre o vídeo Gabriel e as crianças, professoras e pedagogas fizeram considerações importantes, destacando o planejar com intencionalidade. Em oralidade as referências utilizadas foram o Caderno Pedagógico de Oralidade e o texto Encruzilhada de Vozes, de Regina Scarpa e Silvia Carvalho. 

                Posteriormente o estudo focou a área de Leitura onde socializamos uma prática envolvendo a modalidade organizativa de sequência didática e sua elaboração. Momento marcado por reflexões e considerações valiosas que contribuirão para o crescimento profissional de todos!



Quer ver uma pedagoga feliz?


Surpresas? Emocionadas? Encantadas?
     Essas foram as expressões das pedagogas durante o encontro de formação no qual foi destinado a reflexões sobre escrita. As formadoras foram homenageadas pelas crianças com a escrita de uma linda carta!

        Qual é o valor dado à escrita espontânea? Esta foi a pergunta lançada após receberem suas cartas elaboradas pelas crianças. Para ampliar o repertório das pedagogas, foram apresentadas boas práticas envolvendo a Escrita socializadas pelas profissionais da Escola Darcy Ribeiro e CMEI Olga Benário Prestes.
Escola Darcy Ribeiro

CMEI Olga B. Prestes

          Um dos momentos de maior destaque do encontro, foi o envolvimento das participantes no Projeto do CMEI Olga Benário Prestes. As crianças estão se correspondendo através de cartas com os colegas de sua sala e das outras turmas e profissionais da unidade. Quando as educadoras foram convidadas pelo NRE para socializar a proposta, elas compartilharam com as crianças e pediram permissão para levar algumas cartas ao encontro. Então como forma de agradecimento as crianças as pedagogas presentes escreveram cartas para elas que com certeza terão dia cheio no correio da sala! .



     Agradecemos ao CMEI e à Escola que contribuíram com seus planejamentos, proporcionando um encontro de muitas experiências, propostas de referência e aprendizagens.

Colhendo e compartilhando os frutos!

                            "Quanto trabalho e resultados obtidos com o processo formativo!"

          Com esta frase, destacamos o fechamento das formações relacionadas as áreas realimentadas neste ano de 2013: Arte-percurso gráfico, Oralidade, Leitura e Escrita. Esse momento foi realizado com os CMEIs nos dias 29 e 30/10 sendo  rico pelas retomadas de princípios já trabalhados e a exposição de trabalhos efetivados nas unidades, uma verdadeira troca de experiências.
Valorização do percurso gráfico


          Iniciamos os encontros com reflexões sobre o desenvolvimento gráfico das crianças, onde foi possível visualizar práticas referente ao uso do caderno de desenho para ampliação do percurso gráfico, com a experiência da professora Arilda da Escola Osvaldo Arns, possibilidades de trabalho com o desenho realizado pelas profissionais do CMEI Erondy Silvério e o percurso formador da pedagoga Evani no CMEI Caximba.

CMEI Erondy Silvério

Escola Osvaldo Arns


          Em seguida ressaltamos os encaminhamentos possíveis no trabalho com o desenvolvimento da linguagem oral, destacando várias situações comunicativas. . O CMEI Monteiro Lobato compartilhou uma proposta de Oralidade enfatizando parlendas, que enriqueceu ainda mais a formação.
CMEI Monteiro Lobato


          Por fim, revisitamos a área de leitura destacando :  "Cada vez que um adulto lê para uma criança pequena é como fazer um convite para que ela ingresse no universo mágico da linguagem" ( Ana Lúcia Antunes) e isso foi possível de visualizar na prática realizada pelo CMEI Rurbana em: A outra Chapeuzinho...
CMEI Rurbana


Parabenizamos e agradecemos a todos os profissionais que participaram de alguma forma, garantindo assim o sucesso desse espaço formativo!!!





                                 



Manhã mais do que agradável...

A cada encontro de formação nos surpreendemos com a criatividade dos gestores e pedagogas em proporcionar momentos que ampliam ainda mais o repertório cultural dos participantes. 

Lucimar e Edvaldo


Na última terça-feira, 29/10,  tivemos a oportunidade de apreciarmos um momento cultural realizado pela equipe do CMEI Maria Gracita, com a participação dos profissionais Edvaldo e Lucimar. A dupla mostrou seu talento fazendo todo o grupo entrar na dança, desfrutando de um repertório variado de músicas. Iniciamos nossa manhã de uma forma muito mais agradável e prazerosa!

Momento cultural

Todo mundo entrou na dança!

Autografos e contratações diretamente com os profissionais na unidade! Hehehe!! 

Parabéns a dupla talentosa que fez todo mundo cair na dança...