terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

RODA DE CONVERSA

            Hoje pela manhã a equipe de pedagogas da educação infantil realizou uma roda de conversa com as pedagogas iniciantes no CMEI. Qual foi o disparador?
            Dúvidas do pedagogo após iniciar o trabalho formativo na unidade!
        Foi um espaço para as profissionais levantarem questionamentos e realizarem troca de experiências iniciais nas unidades. As temáticas citadas pelas pedagogas variaram de situações práticas dos elementos que compõe espaço: expositores de produções das crianças, utilização da rotina, até concepção de criança e proposta da Educação Infantil: estereótipos, encaminhamento do calendário, produção do Álbum do bebê, entre outras.
         Pudemos fazer as reflexões pertinentes, sempre ressaltando a importância da consulta aos documentos oficiais destinados a Educação Infantil, que fornecem subsídios para estudo com os profissionais. Foi unânime o entendimento de que a formação só acontece quando os educadores/professores refletem sobre a prática e articulam suas ações com respaldo da proposta, objetivando aprendizagem significativa das crianças.
           Agradecemos as pedagogas pela participação intensa e pela construção de novos conhecimentos, pois como aparece o conceito no Caderno Pedagógico de Oralidade: "Conversar é construir significados coletivamente".Um excelente trabalho a todas e até nossa próxima Roda de conversa!

            


Alessandra - CMEI Santa Rita
            Cláudia - CMEI Pinheirinho
            Inês - Monteiro Lobato
            Rafaele - CMEI Vila Ipiranga
            Rilma - CMEI Cajueiro
            Rosandra - CMEI São Carlos
            Sandra- CMEI Palmeiras

             
           

 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OLHA SÓ O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO!

            Vale a pena observar nas imagens o que nossas crianças estão realizando nos CMEIs. Em cada unidade as possibilidades de aprendizagens são proporcionadas de formas diversas.
             Aprendemos desde cedo registrar momentos especiais, veja:
CMEI Moradias Gramados



            Não deixamos de jogar...

CMEI Xapinhal
CMEI Hermes Macedo










      
     Trabalhar em grupos
CMEI Olga B. Prestes


            Explorar os espaços externos

CMEI Cajueiro



CMEI Xapinhal
            









CMEI Vila Ipiranga




            O desenho, a pintura não podem faltar!

CMEI Olga B. Prestes
CMEI Vila Ipiranga












            Brincar frente ao espelho, escrever o nome, são propostas que auxiliam o trabalho com a identidade.

CMEI Hermes Macedo
CMEI Hermes Macedo











            As práticas só são possíveis em espaços planejados para receber as crianças, com momentos para reflexão dos profissionais sobre a prática.

CMEI Eraldo Kuster
CMEI Dalagassa


CMEI Moradias Gramados

           Agradecemos a todas as unidades que já receberam a equipe de pedagogas do NRE-PN e até breve para aquelas que ainda não conseguimos visitar!!!


            

1ª Reunião administrativa dos CMEIs

            A reunião com as gestoras de CMEIs, aconteceu na sexta-feira, 22 de fevereiro. O momento cultural foi conduzido pela pedagoga Viviane que apresentou brevemente o trabalho do artista Vik Muniz que utiliza material reciclável em suas obras.


            O administrador regional Edgar, também esteve presente e comunicou sobre as visitas que tem feito as unidades com o objetivo de identificar as prioridades nos atendimentos prestados. Seguindo as apresentações, os profissionais que compõe a equipe do NRE, falaram de sua trajetória profissional e expectativas de trabalho.


  








            
            
            Com a chegada da Suelen, a equipe de Pedagogas da Educação Infantil quase está completa.
Suelen, Andréa, Viviane e Cleonice...por enquanto!

            
           Michele discutiu cada íten da pauta, ouvindo as considerações das gestoras. Foi uma manhã muito produtiva de trabalho.





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TESTADO E APROVADO

          Ontem foi o primeiro dia de atividades com as crianças no CMEI Juril Carnasciali, inaugurado em dezembro de 2012, mas que teve a presença das crianças marcada para início desse ano.
          A gestora Sonia com sua pedagoga Ana Caroline durante a semana de estudos no CMEI sensibilizaram os profissionais para a organização dos espaços no acolhimento as crianças.
         Nas imagens podemos perceber como foi o primeiro contato das crianças com a unidade pensada em cada detalhe, pelos profissionais, para receber as crianças.  

Mesmo sendo novo, o CMEI já passou por reparos!  






Não tinha mais horário vago no salão!


Cada espaço era diversão!


domingo, 17 de fevereiro de 2013

ACOLHIMENTO!


          Dia 14 de fevereiro, as crianças retornaram aos CMEIs e os profissionais das unidades as acolheram com propostas planejadas e divertidas. As pedagogas do NRE PN, visitaram os CMEIs Independência e Pinheirinho,registrando esses momentos. 
          Confiram algumas imagens!

Quer ouvir uma história?    

   



Escolha sua fantasia!


Sinal verde para a brincadeira!

Não sou um artista?

Que colo gostoso!




          Enfim, segundo a carta do Departamento de Educação Infantil: o termo acolhimento diz respeito à construção de vínculos entre todos os envolvidos no processo de ingresso da criança: a própria criança, a família e os profissionais. 
            Vamos investir em ações que reforcem esse conceito. Bom retorno a todos e um excelente ano de trabalho!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O QUE FALAR NO 1º ENCONTRO?

          Essa foi a pergunta que a secretária Roberlayne Roballo se fez ao preparar o primeiro encontro com gestores dos CMEIs dia 08/02. O trabalho com a Educação Infantil faz parte da trajetória profissional da nossa secretária, o que transformou esse encontro num momento especial.

           Roberlayne apresentou-se comentando sobre suas três paixões: a pesquisa, a formação continuada e o trabalho na Rede Municipal de Curitiba. Interrompeu sua fala para anunciar a chegada do prefeito Gustavo Fruet que veio cumprimentar os profissionais e socializar as ações encaminhadas por sua equipe. Destacou as prioridades do trabalho na Educação Infantil, entre elas: Revisão do Plano de carreira do educador, universalização do atendimento das crianças de 4 a 5 anos até 2016 e a integração da EI com o Ensino Fundamental. Para tanto haverá mudanças com equilibrio e responsabilidade.
          A secretária convidou sua equipe de trabalho para apresentar e depois prosseguiu socializando um texto de sua autoria: Uma história de mulheres no magistério.
          Francinara Koop, diretora do Departamento de Educação Infantil, iniciou sua fala com um trecho da música do Gonzaguinha: "Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas". Apresentou a equipe de pedagogas dos núcleos e falou sobre as primeiras ações frente a Educação Infantil.
          Ivete, gestora do CMEI Rurbana descreveu sua impressão sobre o encontro,  e de forma poética nos relatou:
         
        " ...Saímos de lá marcadas pelas idéias das novas pessoas que integram a equipe; certas de que não estamos sozinhos, sozinhas. Assim entusiasmadas pelo horizonte que tende a despontar, daremos o nosso melhor e teremos paciência de esperar. Não importa o tamanho do desafio, se diante deles tiverem pessoas determinadas em superá-los.  Estamos num tempo favorável para ressignificar, construir um novo capítulo na história da Educação Infantil, que segue a um final feliz. Ah, não existe um final; Ele se renova, adquire novos contornos, por cada ator que a ele se integra. Então, “luzes, ação”, porque estamos prestes a desempenhar o melhor ato dessa história".
                   

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PARCERIA NA FORMAÇÃO...

            Nos dias 06/02 (manhã e tarde) e  07/02 (manhã) todos os profissionais das unidades sem pedagogas ou iniciantes na função foram convidados para um encontro de formação no Núcleo Regional do Pinheirinho com a equipe da Educação Infantil, objetivando orientar o trabalho a ser desenvolvido no decorrer do ano com as crianças e garantindo uma unidade pedagógica no trabalho com a Educação Infantil Municipal.
                A Chefe de Núcleo: Michele Jaremczyk apresentou-se para os três grupos de trabalho, falando da sua trajetória profissional na rede e socializando perspectivas de trabalho para o ano de 2013. "Será uma gestão calcada no dialógo relatou Michele".


                 O início dos trabalhos foi marcado pelo Momento Cultural, com a leitura do livro "O ponto" de Peter H. Reynolds.Onde há um ponto, há um caminho... 
             Para aproximação dos profissionais foi realizada uma dinâmica, cujo objetivo era a pessoa encontrar seu crachá entre os colegas participantes do encontro. A princípio os profissionais acreditavam que seria muito moroso encontrar seu nome (pelo número de profissionais), contudo todos os grupos nos diferentes períodos conseguiram realizar a proposta em menos de 5 minutos. Observando a ação dos grupos as pedagogas ressaltaram as diferentes estratégias que os profissionais utilizaram para alcançar o objetivo.Com as crianças não é diferente, a preocupação do profissional deve centrar-se na observação de quais estratégias elas utilizam para atingir o objetivo proposto. O foco está na aprendizagem.

 
              








               















                  Na sequência foram aprofundadas as temáticas explícitas no material de "Orientações para estudo e planejamento nos CMEIs" (disponível no site da cidade do conhecimento).O investimento maior foi na organização de espaço e elaboração do planejamento.
                     Os encontros promoveram aprendizagens e ressignificação das práticas necessárias a reflexão docente. Agradecemos a participação de todos os profissionais dos CMEIs: Cajueiro, Caximba, Independência, Santa Rita, São Carlos, Palmeiras, Pinheirinho, Vila Ipiranga e Xapinhal. Um agradecimento especial aos gestores que acompanharam suas equipes

          

                
           

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

          Bom dia e bom retorno!  Desejamos um ano repleto de conquistas e aprendizagens para todos da equipe...

          Para auxiliar na organização de trabalho e estudos na semana de 05 a 08/02 fazemos as seguintes considerações:
- Retomar as orientações para 2013 enviadas por e-mail em dezembro de 2012. Lembramos que os materiais citados estão disponíveis no portal da cidade do conhecimento, no link "Orientações para Estudo e Planejamento nos CMEIs - Fev/2013".
O planejamento será o principal item de pauta, e deverá ser elaborado em quatro dimensões:
- Plano de Ação –  As metas pensadas em 2012 e avaliação dos parâmetros e indicadores de qualidade neste ano servirão de suporte para a escrita do documento. O plano de ação do CMEI que deverá ser enviado ao NRE por malote (impresso) até 21/03.
- Plano de formação da equipe pedagógica - Considerar a avaliação e propostas de continuidade em cada unidade, fazendo a escrita das necessidades de estudo da equipe de profissionais. Maiores informações serão abordadas com as pedagogas no encontro de formação no NRE.
- Planejamento Anual – Definir objetivos, atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos de acordo com as turmas de atuação dos profissionais, considerando o processo educativo e sua documentação. Ressaltamos a importância de realizar o planejamento semanal do mês de fevereiro (quadro de rotina), devido as permanências deste mês serem consideradas na semana de estudos de 05 a 08/02.
- Organização dos espaços internos e externos para acolhimento e inserção das crianças, familiares e profissionais no novo ano que se inicia.
          As unidades sem pedagoga e aquelas que receberam pedagogas iniciantes terão um momento de formação no NRE. Para esse dia solicitamos a presença de todos os profissionais da unidade (educadores, professores, pedagoga - se houver e gestora na ausência da pedagoga). 

Qualquer dúvida entrar em contato conosco.
Abraços
Equipe de Educação Infantil
Andréa Geubur
Cleonice Serafim da Silva
Viviane Furlan Fiori