terça-feira, 30 de outubro de 2012

Divulguem e participem!


6° SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
 
 
nDATAS:
06/11 (manhã e tarde)
-Cerimônia de abertura:

  • Palestra: Ida Regina Moro Milléo de Mendonça
  • Título: Educação Infantil no Município de Curitiba: Uma história a ser contada.

-Público alvo: diretores de CMEIs, CEIs e Escolas com turmas de Educação Infantil conforme cronograma encaminhado no ofício circular;
-Horário manhã: 8:30- 11:30/ tarde: 14:00 às 17:00 horas
 
 
Comunicações, exposições e Pôsteres:
 
nDatas
07 e 08/11:
Centro de Capacitação
Manhã: 8:00 às 12:00
Tarde: 13:30 às 17:30 h
 
Exposições:
 
Sala 22 - conhecimento matemático 
Sala 32- relações sociais e projeto família
Sala 42- relações naturais e OLE
Sala 52- linguagem artística.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Quando começa a avalição de Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil?

           Dia 06 de outubro os profissionais do CMEI Fani Lerner se reuniram para o sábado pedagógico, com o intuito de discutir inicialmente sobre portfólio. A gestora Fátima iniciou a reunião destacando a participação do CMEI no 6º Seminário Municipal de Educação Infantil, agradecendo o trabalho realizado pelos profissionais. Citou também a participação do educador José na troca de experiências proporcionada pelo Ensino Fundamental. "A integração se efetiva com ações."
          Ailema, pedagoga da unidade, convidou a pedagoga do NRE referência do CMEI, para realizar a fala sobre a elaboração do portfólio, enfatizando seu caráter avaliativo, pois é um instrumento de avaliação. Várias reflexões foram suscitadas, delineando o trabalho!









             Por falar em avaliação o segundo momento da reunião foi dedicada a discussão entre os profissionais dos Parâmetros e Indicadores de qualidade para a Educãção Infantil, analisando e conhecendo melhor os critérios de avalição.




          Fátima fez cópias dos critérios e enviou para as famílias, antecipando as questões e neste sábado 27/10, estará realizando a plenária geral com os resultados parciais da avaliação, discutindo com todos os pais. Reforçando a ideia de que avaliação de
parâmetros não acontece somente em um dia, é resultado de um conjunto de ações que revelam aos pais a qualidade de atendimento oferecida a seus filhos.
Muitas unidades estarão neste sábado realizando avaliação de parâmetros, sucesso a todas!

Outubro Rosa no CMEI!

          Os profissionais do CMEI Fani Lerner resolveram fortalecer dentro da unidade o "Outubro Rosa", no intuito de divulgar nesse espaço o alerta aos cuidados que a mulher precisa ter com sua saúde.

         






sexta-feira, 19 de outubro de 2012

II Encontro das Comissões Étnico-Raciais

No ultimo dia 10 aconteceu no Auditório I do NRE-PN o II Encontro das Comissões Étnico-Raciais. A proposta deste momento era compartilhar práticas educativas desenvolvidas pelas Escolas que trabalham com a temática.
Nesse encontro tivemos a participação de dois CMEIs: Erondy Silvério e Independência.  Caracterizando mais um momento de integração entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Durante o encontro foram apresentadas diversas propostas com o intuito de possibilitarem o desenvolvimento de um olhar sensível e a formação da consciência crítica nas crianças e profissionais de nossas unidades.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Integração é ação!

Falar em integração é agir de maneira a transformar esse sonho em realidades. Hoje mais um encontro foi planejado para que o Ensino Fundamental e  a Educação Infantil do NRE - PN estabeleçam vinculos baseados nos conhecimentos que norteiam cada uma dessas modalidades da Educação Básica.
As pedagogas das escolas do núcleo estiveram reunidas para a implantação do Caderno Pedagógico destinado aos pedagogos, implantação que vem acontecendo em toda a rede, nosso diferencial no entanto foi que a equipe de pedagogas do Ensino Fundamental do NRE - PN convidou-nos para falar do assunto que mais nos interessa: A Educação Infantil na Rede Municipal do Ensino de Curitiba e o papel do pedagogo nessa modalidade.
Tivemos um dia cheio de informações e reflexões sobre o papel desse profissional, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.
Reforçamos que o trabalho pedagógico seja na Educação Infantil ou no  Ensino Fundamental exige envolvimento dos pedagogos e sobre tudo planejamento para que os profissionais possam desenvolver um trabalho de qualidade , direito de todas as crianças curitibanas.
Parabéns pedagogas que estiveram conosco, obrigada equipe de pedagogas do NRE - PN pelo convite e pela parceria que temos estabelecido!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Exploração de objetos sonoros!

          A equipe de permanência do CMEI Independência elaborou uma sequência didática, no intuito de proporcionar as crianças o conhecimento de diversos instrumentos musicais e junto com o movimento, vivenciar as reações frente ao toque desses instrumentos.
A educadora Sirlene conseguiu uma parceria com o Centro de Ação social São Francisco de Assis que disponibiliza voluntários para visitarem o CMEI e levarem instrumentos para as crianças.
          Nesta terça-feira 02/10 foi a vez do Ronaldo e Suelen visitarem o CMEI trazendo o violão e cantando várias músicas infantis como: Escravos de Jó, sapo Cururu... Segue abaixo algumas imagens para ilustrar o momento. 




          O próximo intrumento abordado será a sanfona levada pelo Senhor Manu.
          As crianças já tiveram a oportunidade de visualizarem e perceberem o som que produz a gaita de boca, flauta e teclado. 

          Parabéns a equipe pelo trabalho e sucesso na continuidade da proposta!