sexta-feira, 28 de junho de 2013

LIVROS AUTORIZADOS 2013

           Ao participar de situações significativas de leitura, a criança aprende a função social da leitura, amplia seu vocabulário e constrói o comportamento leitor. Ao apreciar o momento da leitura a criança adquire também o comportamento de ouvinte e aprende a manifestar suas preferências.
         
           Ao selecionar a história, o profissional precisa estar atento à faixa etária com que atua, ao interesse das crianças a as vivências que tiveram com a escuta de textos literários.

          É importante observar que cada tipo sugere um encaminhamento específico. Há livros que o principal elemento é o texto. Há livros em que o texto e a imagem se completam.

          Quando um livro apresenta um vocabulário desconhecido, a criança poderá compreender no contexto do enredo, sem a necessidade de parar a leitura e realizar explicações.

          A organização do espaço colabora para que a criança sinta-se convidada à leitura, aguçando a curiosidade e o desejo em ouvir histórias.
          
          O Departamento de Educação Infantil disponibilizou uma nova listagem de livros autorizados, para as crianças dos CMEIs.

           Acesse o link abaixo e confira os títulos, no Portal Cidade do Conhecimento.                                                   http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/downloads/arquivos/8294/download8294.xls


          Vale a pena conferir! São mais de 500 títulos!
         

terça-feira, 18 de junho de 2013

TERRITÓRIO DO BRINCAR: VOCÊ SABE ONDE FICA?

 
           
           
         Convidamos vocês a conhecerem ou revisitarem  o site: www.territoriodobrincar.com.br que possui como missão: Ouvir o Brasil a partir da voz das nossas crianças, que a um só tempo retratam a universalidade da infância e refletem e espelham o povo que somos.
         O Projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.
         Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, a equipe do Projeto estará na estrada percorrendo o Brasil por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.
         Coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o Território do Brincar tem seu foco nas sutilezas do brincar, nos gestos e palavras que apresentam a essência da infância de toda criança.
        Todas essas considerações foram extraídas do site, que possui fotos e vídeos que ampliam nosso olhar sobre a importância do brincar.
         Visite o site e aproveite para relembrar muitas brincadeiras e descobrir outras!
 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O BRINCAR NO CMEI FANI LERNER

    Em supervisão, a gestora comentou sobre a divulgação das  práticas do CMEI através do blog da unidade. Visitando-o importamos essa postagem para compartilhar com vocês! 


Nossas crianças têm direito a brincadeira

"Brincar para a criança é uma das principais formas de aprender sobre os objetos que estão à sua volta, sobre as pessoas e sobre si próprias. Ao brincar, ela aprende regras que regulam as relações entre as pessoas de seu grupo social e o papel que desempenham. Para entender essas regras e perceber o que compete a cada membro de seu grupo social, como se comportar em cada situação, como expressar os sentimentos e emoções, a criança brinca, imagina, cria e inventa, assimilando e recriando fatos vividos. Quando brinca de faz de conta, a criança subordina os objetos e sua própria ação ao campo do significado, e essa possibilidade caracteriza um avanço no desenvolvimento do pensamento simbólico infantil.
No CMEI, é importante propor jogos e brincadeiras, considerando os diferentes interesses e necessidades das crianças, para possibilitar que ampliem suas vivências, sua compreensão e elaboração das regras de convivência e autonomia, assim como sua leitura e conhecimento de mundo."
(Parâmetros e indicadores de qualidade na Educação Infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, 2009)

E com esse intuito os profissionais do nosso CMEI receberam formação continuada na manhã de sábado (25/05), onde puderam rever alguns conceitos e refletir sobre alguns encaminhamentos. O Brincar é o foco desse ano, indicado pelo DEI, sendo assim, buscamos cada vez mais valorizar esse ato tão rico em aprendizagens.
 
Quer visualizar mais propostas! Visite o blog: cmeifanilerner.blogspot.com.br

segunda-feira, 3 de junho de 2013

DIA DO DESAFIO

         O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
         É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
        O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
       Todas as cidades do Continente Americano são convidadas e podem participar do Dia do Desafio. Porém, como regra fundamental, as inscrições somente serão aceitas com a anuência do Prefeito.
        A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde e apoio da comunidade.

       No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento.
       Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades. O registo  da sua participação, é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade.


Resultado de 2013

CURITIBA      X      PORTO ALEGRE
  42.25%                      33.47%

O CMEI Juril Carnascialli, encarou o desafio e colocou toda a equipe e as crianças para se exercitarem!