domingo, 11 de dezembro de 2011
Em breve nos CMEIs!
Orientações para estudo e planejamento nos CMEIs: este é o documento que todas as unidades estarão recebendo com intuito de organizar o trabalho pedagógico a ser realizado no início do ano letivo de 2012 com os profissionais, garantindo uma unidade pedagógica no trabalho com a Educação infantil.Serão 40 horas de trabalho antes de iniciar as atividades com as crianças, sendo 30 horas com temas indicados neste documento e 10 horas para tratar de outras temáticas específicas de cada unidade, conforme distribuição abaixo:
Temas a serem abordados
*Parâmetros e Indicadores de Qualidade:8 horas
*Organização do Espaço - Projetos Institucionais:8 horas
*Planejamento Anual - Roteiro Semanal: 8 horas
*Documentação: 4 horas
*Acolhimento: 2 horas
*Outras Temáticas específicas de cada unidade: 10 horas.
Para saber mais sobre essa proposta basta consultar o documento assim que ele chegar na unidade.Realizar a avaliação e pensar em metas para 2012 fortalece o trabalho formativo!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Compromisso da semana para Pedagogos do CMEI!!
Esperamos vocês no encontro do dia 07/12 no Parque Barigui às 9h. Sua presença é indispensável, já que a equipe do departamento de Educação infantil estará discutindo um documento a ser enviado para as unidades com orientações para o início do trabalho em 2012.
Começar o ano com metas estabelecidas favorece o trabalho intenso e organizado para alcançá-las!
Começar o ano com metas estabelecidas favorece o trabalho intenso e organizado para alcançá-las!
Atendimento em Janeiro!
Dia 06/12 a equipe de Pedagogas da Educação Infantil estará realizando um encontro com os profissionais que irão trabalhar no atendimento de Janeiro. Será no auditório III às 8h30.
O objetivo desse encontro é organizar o funcionamento das duas unidades que serão sede do atendimento: CMEI Parque Industrial e Moradias da Ordem.
Antecipadamente agradecemos as pedagogas dessas unidades que estarão conosco no encontro e conduzirão o segundo momento dessa formação, que acontecerá dia 09/12. As equipes se reunirão novamente já nas unidades sedes para realização do planejamento. Você poderá acompanhar pelo blog algumas propostas planejadas em prática!
O objetivo desse encontro é organizar o funcionamento das duas unidades que serão sede do atendimento: CMEI Parque Industrial e Moradias da Ordem.
Antecipadamente agradecemos as pedagogas dessas unidades que estarão conosco no encontro e conduzirão o segundo momento dessa formação, que acontecerá dia 09/12. As equipes se reunirão novamente já nas unidades sedes para realização do planejamento. Você poderá acompanhar pelo blog algumas propostas planejadas em prática!
domingo, 4 de dezembro de 2011
Aprendizagens na Educação Infantil!
As comunicações realizadas no último dia do 5ºSeminário Municipal de Educação Infantil, demonstraram tanto os avanços na aprendizagem das crianças como também na aprendizagem dos profissionais envolvidos nesse processo.
O conhecimento da concepção de criança e de educação estava presente em cada trabalho apresentado.
No auditório térreo os participantes puderam iniciar a manhã ao som de Aquarela, tocado por Guilherme Romanelli e Vera (SME) que compartilharam uma experiência musical em um CMEI da Rede. Em seguida tivemos mais 3 comunicações entre alas: Arte e Cidadania do CMEI Hermes Macedo.
Infelizmente por motivo de saúde, Adriano mais conhecido como Japem, coordenador artístico do Projeto não pode comparecer, contudo Graziela conduziu sua fala de forma a contemplar a contribuição valiosa do Adriano.
Concomitantemente a essa comunicação no auditório do 1º andar Tania e Pulcina do CMEI Jardim Paraná também comunicavam sua experiência com trabalho Sobre a Diversidade.
Se quiser saber um pouco mais sobre essas comunicações, consulte o CD do seminário enviado para todas as unidades que atendem a Educação Infantil, contendo o resumo de cada proposta.
Um agradecimento especial a todos que puderam estar presentes no Seminário e principalmente as equipes que comunicaram! Parabéns Graziela, Tania e Pulcina por compartilharem os trabalhos realizados em suas unidades, nosso agradecimento se estende as equipes sem as quais não seria possível alcançar essas aprendizagens!!!
O conhecimento da concepção de criança e de educação estava presente em cada trabalho apresentado.
No auditório térreo os participantes puderam iniciar a manhã ao som de Aquarela, tocado por Guilherme Romanelli e Vera (SME) que compartilharam uma experiência musical em um CMEI da Rede. Em seguida tivemos mais 3 comunicações entre alas: Arte e Cidadania do CMEI Hermes Macedo.
Infelizmente por motivo de saúde, Adriano mais conhecido como Japem, coordenador artístico do Projeto não pode comparecer, contudo Graziela conduziu sua fala de forma a contemplar a contribuição valiosa do Adriano.
Concomitantemente a essa comunicação no auditório do 1º andar Tania e Pulcina do CMEI Jardim Paraná também comunicavam sua experiência com trabalho Sobre a Diversidade.
Se quiser saber um pouco mais sobre essas comunicações, consulte o CD do seminário enviado para todas as unidades que atendem a Educação Infantil, contendo o resumo de cada proposta.
Um agradecimento especial a todos que puderam estar presentes no Seminário e principalmente as equipes que comunicaram! Parabéns Graziela, Tania e Pulcina por compartilharem os trabalhos realizados em suas unidades, nosso agradecimento se estende as equipes sem as quais não seria possível alcançar essas aprendizagens!!!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Plenária Final da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba, saiba como participar!!
A Plenária Geral da I Conferência Municipal de Educação da cidade de Curitiba,se realizará nos dias 02 e 03 de dezembro, na UNICURITIBA, da Rua Senador Alencar Guimarães, n.º 90, Centro.
A programação do evento está disponível no site www.cidadedoconhecimento.org.br, no banner da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba - I CMEC
Os interessados em participar que não são delegados ou observadores, poderão fazer seu credenciamento, como convidados, a partir das 16h, do dia 02 de dezembro de 2011.
Os convidados e observadores, poderão participar das discussões, porém não terão direito a voto, pois essa prerrogativa é apenas dos delegados credenciados.
Sua participação é muito importante para que os objetivos da conferência sejam alcançados. Nos encontramos lá!
A programação do evento está disponível no site www.cidadedoconhecimento.org.br, no banner da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba - I CMEC
Os interessados em participar que não são delegados ou observadores, poderão fazer seu credenciamento, como convidados, a partir das 16h, do dia 02 de dezembro de 2011.
Os convidados e observadores, poderão participar das discussões, porém não terão direito a voto, pois essa prerrogativa é apenas dos delegados credenciados.
Sua participação é muito importante para que os objetivos da conferência sejam alcançados. Nos encontramos lá!
Último dia do 5º Seminário Municipal de Educação Infantil!!
Foi transferido para 02/12, o último dia do Seminário de Educação Infantil. Na programação não haverá exposições, nem pôsteres e sim 4 comunicações por sala. O horário do início do Seminário será o mesmo:
manhã às 8h e a tarde às 13h30.
Os diretores e pedagogos participarão no período da manhã, os demais profissionais (educadores e professores)deverão participar no período indicado no crachá que receberam anteriormente. As salas onde acontecerão as comunicações serão informadas na recepção do Centro de Capacitação.
Entre as comunicações teremos a participação de duas unidades do NRE/PN:
- CMEI Hermes Macedo: Arte e Cidadania-integrando Comunidade Escola e CMEI;
- CMEI Jardim Paraná: É tão lindo não precisa mudar;
Boa sorte e parabéns as equipes que socializarão suas experiências e aprendizagens!!
Contamos com a presença de vocês e um bom evento a todos...
sábado, 26 de novembro de 2011
6° Trocando as Malas
A 6ª edição do Trocando as Malas terminou nessa sexta-feira(25/11).
Foram quatro encontros, onde as pedagogas do Núcleo puderam compartilhar um pouco de seu percurso em 2011.
Essa edição foi caracterizada pelo amadurecimento das profissionais que vem assumindo cada vez com mais propriedade o carater formativo do trabalho pedagógico.
Não basta estar nas Unidades e diagnosticar os aspectos positivos ou negativos que elas possuem é preciso desenvolver ações que efetivem o trabalho pedagógico a partir desse diagnóstico, e sabemos que esse caminho só pode ser percorrido pela formação. Por isso parabenizamos as pedagogas do núcleo pelo percurso de trabalho que vem sendo construido com suas equipes o que com certeza tem resultado em educação de qualidade oferecida as crianças curitibanas que estão em nossas Unidades.
Valeu meninas vocês estão de parabéns!!!!!!
Foram quatro encontros, onde as pedagogas do Núcleo puderam compartilhar um pouco de seu percurso em 2011.
Essa edição foi caracterizada pelo amadurecimento das profissionais que vem assumindo cada vez com mais propriedade o carater formativo do trabalho pedagógico.
Não basta estar nas Unidades e diagnosticar os aspectos positivos ou negativos que elas possuem é preciso desenvolver ações que efetivem o trabalho pedagógico a partir desse diagnóstico, e sabemos que esse caminho só pode ser percorrido pela formação. Por isso parabenizamos as pedagogas do núcleo pelo percurso de trabalho que vem sendo construido com suas equipes o que com certeza tem resultado em educação de qualidade oferecida as crianças curitibanas que estão em nossas Unidades.
Valeu meninas vocês estão de parabéns!!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)