terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chá com Poesia. Um belo convite realizado pelo CMEI Jardim Paraná!

Nas últimas décadas no Brasil, a fundamentação teórica aponta para necessidade de trabalhar na área de Língua Portuguesa o conhecimento com função social, isto é, fazer uso da língua de forma real, sem uso de falsos artifícios. Este pressuposto também cabe para educação infantil que durante muito tempo a reboque do ensino fundamental assumia como objetivo principal preparar para escrita e leitura. De acordo com a concepção atual de língua na perspectiva interacionista, a proposta da área de formação de linguagens: oral, escrita e leitura, só acontecerá na essência se for fruto de ação sistemática cotidiana. Neste sentido, compete aos professores / educadores de posse deste entendimento planejar o trabalho com esta área, incluindo diferentes gêneros textuais no uso real da língua.
As crianças só terão interesse de aprender a ler se alguém se preocupar muito em ler para elas. As poesias tocam o coração, falam na alma, declamá-las e escutá-las pode ser sem dúvida, um riquíssimo exercício de letramento, porque permite a interação, a troca, e é esta a real intencionalidade da língua. Um autor escreve com intencionalidade, pensa no público alvo e dissemina os seus pensamentos, mesmo sem estar presente fisicamente, interage, conta algo, mexe com o outro e espera uma resposta. Assim sendo, faz-se necessário resgatar a poesia como mais uma possibilidade de troca, uma brincadeira de faz de conta, por que é isto que ela proporciona o brincar com as palavras e também com o inusitado, levando emoções e inquietações.
Foi partindo dessas reflexões que nasceu o Chá com Poesia.
A intenção da proposta é de conhecer um autor / poeta através da leitura e declamação de poesias da sua autoria. O acesso, mais efetivo a este gênero textual, poderá contribuir com ampliação cultural dos educadores / professores, crianças, pais e comunidade, constituindo-se em uma prática real de leitura prazerosa, incentivando a todos os envolvidos a conhecerem ou revisitarem este gênero textual tão peculiar.(Pulcina)

Realizamos três encontros de formação, onde as crianças do pré puderam declamar suas poesias preferidas:



A equipe do CMEI Jardim Paraná nossos sinceros agradecimentos pela dedicação em realizar um trabalho de qualidade.Parabéns!!!!

sábado, 19 de novembro de 2011

Compartilhando Experiências da Formação

O 6º Trocando as Malas começa nessa segunda-feira 21/11/2011 e acontecerá no CMEI Fani Lerner com a participação das pedagogas dos CMEIs: Fani Lerner, Erondy Silvério, Santa Rita, Caximba, Dalagassa e Dona Bertha.
Na terça-feira 22/11/2011 acontecerá no CMEI Independência com a participação das pedagogas dos CMEIs: Independência, Cajueiro, Pinheirinho, Vila Ipiranga, Hermes Macedo e Parque Industrial.
Na quarta-feira 23/11/2011 acontecerá no CMEI Rurbana com a participação das pedagogas dos CMEIs: Rurbana, São Carlos, Vó Anna, José Carlos Pisani, Moradias da Ordem e Monteiro Lobato.
Encerramos o 6º Trocando as Malas na sexta-feira 25/11/2011 no CMEI Jardim Paraná com a participação das pedagogas dos CMEIs: Jardim Paraná, Palmeiras, Olga B. Prestes, Xapinhal, Gramados e Eraldo Kuster.
Será uma semana de muitas conversas, troca de experiência e avaliação sobre o trabalho formativo realizado no decorrer desse ano.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Trocando as Malas

Nos dias 21/11, 22/11, 23/11 e 25/11 estaremos realizando mais uma edição do Trocando as Malas.
Se preparem serão encontros repletos de muitas discussões e trocas de experiências!!

Gestão Participativa

O NREPN se preocupa com a gestão e como viabilizá-la, por isso no dia 18/11/2011 às 8 horas os gestores novos( que estão cobrindo licenças) estarão se reunindo para conversar sobre seus anseios e conquistas.
Na discussão as idéias se aprimoram e a gestão se fortalece.
Muito bem pessoal parabéns pela iniciativa!!!

sábado, 12 de novembro de 2011

5° Seminário de Educação Infantil...

Chegamos ao fim de mais uma edição do Seminário de Educação Infantil, em 2011 além dos servidores de Curitiba, o seminário contou com a presença de representantes de Araucária, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pinhais, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Balneário Camboriú (Santa Catarina).
Foram três dias de intensas discussões sobre as práticas que vem sendo desenvolvidas nas unidades, além é claro de bons momentos de reencontros, novos encontros e muita conversa!!!!
Parabéns a todos que estiveram envolvidos de alguma forma nessa empreitada!
Nossos agradecimentos especiais as unidades do PN que fizeram parte dessa edição do Seminário: CMEI Erondy Silvério, CMEI Rurbana, CMEI Dona Bertha,CMEI Fani Lerner,EM Helena Kolody e EM Vila Zanon com pôsteres,a EM Newton Borges, o CMEI Olga B. Prestes e o CMEI Jardim Paraná com exposições e ainda o CMEI Hermes Macedo, o CMEI São Carlos, o CMEI Moradias da Ordem e o CMEI Jardim Paraná com as comunicações.
Não esqueçam de que a programação do dia 11/11 sexta-feira,acontecerá em outro momento a ser remarcado. Vamos aguardar!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

5º Seminário de Educação Infantil em seu segundo dia...

As discussões e reflexões não estão acontecendo só durante as comunicações ou visitas as exposições, elas estão também nos intervalos e não podemos deixar de destacar a realizada pelos profissionais de Educação Física de algumas das nossas escolas que estiveram prestigiando o Seminário:Thiago da EM Newton Borges,Robson da EM Helena Kolody, Graziele da EM Darcy Ribeiro e o Anderson da EM Dona Pompilia, ao destacar a importância em conhecer a proposta da Educação Infantil para realizá-la nos ambientes escolares podendo inclusive contribuir para que a lacuna existente nessa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental diminua.
Pessoal foi muito bom contar com a presença de vocês!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

5º Seminário Municipal de Educação Infantil!!!!

Começa amanhã 08/11/2011 com as palestras: "Conhecimento Matemático na Educação Infantil", com Priscila Monteiro no Salão de Atos do Parque Barigui e "Infâncias e culturas infantis", com Sarmento Pereira no Centro de Capacitação.
Serão quatro dias de troca de experiências e socialização de conhecimentos acerca da Educação Infantil.
Venha prestigiar.
A Educação Infantil agradece!!!!