segunda-feira, 28 de março de 2016

Revisitar o que já foi pensado, para realimentar o que virá...


Nosso primeiro encontro de Formação com os CMEIs começou  muito antes do dia 22-04, quando foi solicitado a EPA que realizassem um autorretrato, e assim elas foram acolhidas em um espaço organizado  com identidade e sentimento de pertencimento. Inicialmente foi muito divertido tentar descobrir quem eram as colegas, quais características as identificavam  e depois ouvir o relato dessas vivências e experiências pelas profissionais.

                Com esse sentimento de acolhimento e respeito às diferentes culturas as EPAs foram convidadas a relatarem a caminhada da Semana de Estudos Pedagógicos em sua unidade  destacando o maior investimento de trabalho e a proposta de continuidade. Os relatos demonstraram que os estudos no foco formativo 2015 “ eu, outro e o entorno”  se acentuou na SEP e que muito teremos para aprofundar em 2016. Importante conhecer a cultura que compõe cada unidade educativa, pois as manifestações culturais infantis são expressas das mais diversas linguagens e se transformando constantemente no cotidiano. Oliveira (2001) pondera que, se há cem modos de ser criança, deve haver diversas formas de conhecê-la. Considerando que, ser criança implica ações que são próprias dos seus saberes, o conhecimento destes exige então olhares múltiplos, que possibilitem ao adulto que a observa a contemplação de suas diversas formas de manifestação. Nosso grande desafio é garantir o direito a individualidade dentro do coletivo.
Essas reflexões demonstram...
                                                       que nossa andança já vem de algum tempo...
           A formação continuada vem se evidenciando na perspectiva de continuidade, o NRE-PN também apresentou a caminhada formativa que vem realizando no foco formativo, as conquistas e perspectivas. 

Revisitar o que já foi pensado,                                            para realimentar o que virá...


      
         Assim  iniciou as reflexões do segundo dia de formação somente com as pedagogas.


 
Como pensar em seguir em frente sem reavaliar nossos passos?
Retomamos as discussões acerca da experiência...
Que propostas estamos ofertando na nossa E.I? 
Quais condições estamos oportunizando para que as crianças tenham experiências ?            
Estamos promovendo experiências ou somente vivências?
A experiência não depende somente do tempo, mas sim da forma como vivenciamos as situações, pois é fruto uma elaboração que nos transforma, deixando marcas, constituindo conhecimento que serão utilizados em outras vivências promovendo conhecimento e ressignificando o mundo.
           Buscando garantir uma educação infantil de qualidade que respeita a criança em sua totalidade é preciso fazer valer os princípios na totalidade das ações

Com o objetivo de garantir um cotidiano que tem a criança como centro das ações em uma concepção que acredita na criança ativa, competente, curiosa, questionadora, com desejos, imaginação e fantasias,  realizamos a dinâmica de exercitar o olhar buscando os princípios em uma proposta efetiva em 2015: “Jogo de  xadrez e o contexto medieval”( nosso agradecimento ao CMEI Hermes Macedo e ao NRE-TQ). E agora com olhar sensibilizado podemos nos voltar a nossa individualidade e pensar na continuidade:

             E com um encontro de formação tão rico, tendo as reflexões fortalecidas nos princípios da rede não poderíamos deixar de abordar o plano de formação que delineará a caminhada de cada unidade. Para isso contamos com a estratégia da homologia dos processos, onde através de um contexto de um CMEI fictício (CMEI São Tomé) as pedagogas precisaram pensar em objetivo,estratégias, cronograma e avaliação para o diagnóstico apresentado, discutindo cada elementos que compõem o plano de formação, afinal planejar é fundamental


quinta-feira, 10 de março de 2016

Encontros e Reencontros



No dia três de março, a equipe de formadoras do Núcleo do Pinheirinho inciou com muita energia e animação os encontros de formação com as escolas! O momento marcou a acolhida da nova equipe, que foi renovada pela recente reconfiguração da Regional Pinheirinho.


O momento cultural, que ocorre em todas as formações, aguçou a curiosidade dos presentes a respeito da curitibana Alice Ruiz. Já ouviu falar dela? Alice é poeta, compositora e tradutora. Seus Haikais espalhados pela mesa de café deixaram o ambiente mais acolhedor e estimulante.







Conhecer as colegas, falar sobre o que se identifica e cantar junto fez parte da homologia dos processos, aprendizado no qual construímos nossa identidade no grupo!


As profissionais também discutiram sobre a concepção de Educação Infantil, a organização de tempos espaços e a funcionalidade dos elementos de consulta. 


Alguns princípios da EI que foram pensados:

Intencionalidade, planejamento e acompanhamento 


Compreensão da função social da instituição de EI


Formas de olhar/escutar a criança

Entendimento de cuidar e educar




Como estratégia formativa foram utilizadas imagens de práticas realizadas no ano anterior em algumas unidades. Foi um momento de refletir sobre como cada princípio está posto no dia-a-dia, percebendo a criança no processo. Houve espaço para conversar sobre dúvidas, discutir encaminhamentos, em busca da qualidade e como nos diz Zabalza: "a qualidade é algo dinâmico.... algo que se constrói dia a dia e de maneira permanente."

E que venham muitos outros!